Brincadeira na praia.
Por Cris Oliveira – Infanto Espaço de Desenvolvimento Infantil

Ir à praia com a família é tudo de bom.  Além de relaxar, a diversão é garantida. Então separa o protetor solar, a água fresca e vamos brincar.

desenvolvimento infantil

 

Mas vamos brincar do quê?

As brincadeiras na praia são ricas em experiências sensoriais, vivências motoras e descobertas divertidas. O contato com a areia em suas diferentes texturas, areia seca e molhada, o banho de mar, se equilibrar no vai e vem das ondas, pular as ondinhas, o ventinho no rosto, procurar peixinhos, quanta vivência legal.

Vamos catar conchinhas? Ajude seu filho a catar conchinhas, observem juntos as diferenças nas suas cores e formatos, depois, podemos aproveitar e trabalhar matemática, contando quantas conchinhas encontramos na praia. Vamos aproveitar também para ensinar aos nossos filhos que devemos deixar na praia tudo o que dela pertence, então a gente brinca com as conchas e devolve para a areia, recomeçando a brincadeira no dia seguinte.

desenvolvimento infantil 10997142_775575322521603_1516460290_n

Vamos observar as cores? O azul do mar, o azul do céu, a nuvem branquinha, a espuminha que parece a mesma cor da nuvem…

E os castelos de areia? Vamos cavar? Fazer um túnel? Que tal um lago? Deixem a imaginação correr solta e inventem uma história juntos, estimulando ainda mais a criatividade dos pequenos.

Fazer comidinha de areia, um bolo de chocolate, partir as fatias do bolo, partilhar com os amigos.

Uma caminhada na praia? Deixem pegadas pelo caminho. Pisem mais firme e por outras vezes mais fraco. Pontinha dos pés, agora vamos pisar com o calcanhar?

Podemos também escrever e desenhar. Para aqueles que estão descobrindo as letrinhas, a areia é uma ótima opção. O dedinho pode ser o lápis imaginário e depois podemos escrever com o pé.

Assim, a manhã passa, o dia passa e durante a diversão, as brincadeiras auxiliam na coordenação motora, força muscular, equilíbrio, lateralidade, motricidade fina e grossa, estímulo sensorial, cognitivo e criatividade. Sim, tudo isso brincando.

Viu como brincar é importante? Além disso, a praia é livre, pública e gratuita. E a diversão é garantida.

Não imponha nenhuma brincadeira, apenas proponha e descubra junto com seu filho o que mais o agrada.

Aproveite para passar esse tempo juntos, divertiram-se e estreitem ainda mais a relação.

Está esperando o que para começar a brincar?

 

infanto

Infanto Espaço de Desenvolvimento Infantil
Telefone: (85) 8658-4568
Facebook: www.facebook.com/infanto
Email: olicrism@gmail.com 

 

♥  ♥  ♥

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles