Oi, Mamães!
Estou na segunda gravidez e como muitas já sabem cada gestação é diferente uma da outra. Nesta estou sentindo muuuuuita dor na lombar. Sempre soube da importância dos exercícios e que eles podem ajudar esse meu problema e de muitas buchudinhas, pois fortalecem a coluna. Eu, junto com a minha médica, decidi fazer fisioterapia e acupuntura para resolver. Sempre sigam as orientações do médico e procurem exercícios voltados para gestantes.

yoga para grávidas

 

Mas, vocês sabiam que a Yoga pode ser uma aliada durante a gravidez? Isso porque ela fortalece a musculatura pélvica (muito exigida na hora do parto) e aumenta a flexibilidade dos quadris e pernas, além de auxiliar a descarregar a tensão.

Aqui vão 5 dicas de posturas de yoga que podem ajudar as mamães a relaxarem:
Antes, algumas observações:
· Preste atenção na respiração durante o exercício
· Não ultrapasse três minutos em cada postura
· Pode repetir a série sempre que sentir necessidade de diminuir a tensão
· Consulte seu médico antes de iniciar qualquer atividade física
1. Pranayama
yoga para gestantes

Sentada ou deitada, com a coluna ereta, inspire lenta e profundamente pelo nariz, preenchendo bem os pulmões. Expire também pelo nariz lentamente.
2. Uttanasana
yoga para grávidas

Em pé com as pernas afastadas e com a ponta dos pés voltada para fora (a distância entre os pés deve ser maior do que a largura do quadril), encoste as costas e o bumbum na parede e flexione as pernas lentamente, escorregando o quadril em direção ao chão. Mantenha o bumbum fora do solo – se preferir, coloque um bloco (específico para a prática da ioga) ou um cobertor dobrado para apoiar. Deixe os cotovelos levemente apoiados sobre os joelhos e una das mãos em frente ao peito. Esta postura fortalece a musculatura das pernas e do assoalho pélvico.
3. Catuspadasana
yoga na gravidez

Fique em quatro apoios, deixando os joelhos na largura do quadril e as mãos na largura dos ombros. Inspire, elevando ligeiramente a coluna e descendo a cabeça em direção ao peito. Exale, descendo a cintura e elevando a cabeça. Mantenha o ritmo da respiração. Esta postura fortalece as articulações e previne dores nas costas.

4. Viparita Karani
yoga para gestantes
Deite-se com as costas no chão e coloque uma almofada, não muito alta, na região lombar. Encoste o bumbum na parede e estenda as pernas para cima. Apoie as mãos na barriga e repouse. Esta postura alivia o cansaço das pernas e da lombar e melhora a circulação.

5. Savasana
yoga para grávidas
Deite-se sobre o lado esquerdo do corpo. Deixe a perna esquerda estendida e a direita flexionada e apoiada em um travesseiro. Use também uma almofada para apoiar a cabeça (na altura do ombro). Feche os olhos e visualize mentalmente cada parte do seu corpo. Não faça movimentos e aproveite esse momento de tranquilidade para se conectar ao bebê. Depois de se sentir completamente relaxada, retorne os movimentos de pés, pernas, mãos e braços se espreguiçando de forma lenta.

Eu adorei!

♥  ♥  ♥
iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog

 

 

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles