Qual mãe que não recorre a uma chupeta para o bebê parar de chorar? Nove entre dez, no mínimo. Mas saiba que o bebê não precisa de chupeta e que o seu uso pode trazer conseqüências sérias pelo resto da vida. Isso ninguém quer, não é?

O bebê tem uma necessidade de sugar que é satisfeita quando realiza a sucção do peito da mãe na amamentação. Com a chupeta, isso até ajudaria, se não fosse seus malefícios. O bebê se acalma no começo, mas isso é prejudicial, sabia? Fique tranqüila, pois existe outra forma de satisfazê-lo!!!

Pois bem: quando a mamãe sentir sua mama cheia, o ideal é ordenhar, retirar um pouco de leite do peito para que o bebê tenha que sugar com mais esforço, matando assim a fome e a necessidade de sugar.

Para bebês que não amamentam, existem copos, que podem ser dados aos bebês sem prejudicar, com o leite preparado, e até mesmo usado quando você tiver que sair e não puder levar seu bebê, colocando assim a retirada do leite. Não use mamadeiras, pois prejudicam o bebê da mesma forma que a chupeta, além de ajudar no desmame precoce.

A mamãe tem que lembrar que a única maneira do bebê se comunicar é o choro. Ele vai chorar quando está sujo, com fome, com sono, quando quer carinho. O melhor é que a mamãe tenha paciência para descobrir o que seu bebê quer e não simplesmente oferecer uma chupeta, ou deixar o bebê chupar o dedo, que o deixará quieto por alguns instantes e não satisfará a sua necessidade de verdade.

“O uso da chupeta pode acarretar o desmame precoce. O bebê pode deixar de sugar o peito por causa da chupeta. Isso acontece porque a posição da língua na amamentação é diferente da posição de quando se suga a chupeta. Como sugar a chupeta é mais fácil, na hora da amamentação o bebê colocará a língua na posição da sucção da chupeta e não conseguirá retirar o leite, chorando de fome e rejeitando o peito”

Leite materno x chupeta – Nesse momento, as conseqüências já começam. O leite do peito é o melhor alimento para o seu bebê, contém todos os nutrientes necessários além de ser uma “vacina” (ajuda na formação do sistema de defesa do bebê). Se o bebê recusa o peito, sua defesa estará em baixa, acarretando em doenças respiratórias e alergênicas e o bebê poderá não receber todos os nutrientes que precisa para seu desenvolvimento e crescimento.

Aqui vão algumas CONSEQUÊNCIAS DA CHUPETA (ATENÇÃO, HEIN!):- Alteração da arcada dentária como a mordida aberta (foto) e a mordida cruzada, dentes tortos, deixa os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos, sem força para a mastigação, deglutição e fala, céu da boca profundo, não consegue respirar direito, pois respira pela boca (ficando com a famosa “Síndrome do Respirador Bucal”), permanecendo sempre de boca aberta, tem o sono agitado, a criança continua cansada quando acorda, desatenta e irrequieta, come mal, olhar cansado, olheira, narinas se formam incorretamente, dificuldade na fala, e deglutição, perde até 7 pontos de Q.I., renites freqüentes, alteração na postura, dificuldade na aprendizagem.

Se seu filho ainda usa chupeta ou toma mamadeira aqui vão algumas dicas:             *Uma conversa sempre faz bem, diga que está na hora de jogar fora, que faz muito mal. *Comece eliminando a chupeta durante o dia, e depois a noite. *Se o problema for a mamadeira, compre um copinho. *Aproveite alguma data especial (páscoa, natal, aniversário) para incentivá-lo a fazer a troca da chupeta por um presente. *Peça a colaboração de todos na casa, papai, vovó e babá. Nada de uma pessoa dar a chupeta e outro tentar tira-la, todos tem que incentivar a criança. *Sem a chupeta a criança vai chorar durante 3 dias, depois ela esquece. Fique tranqüila a criança não adoece!

Antes de oferecer a chupeta, as mamães devem pensar nas conseqüências que isso trará para o seu pequeno.

Será que seu filho irá gostar de ter os dentes tortos e precisar de aparelho dentário? Irá ele se sentir bem com por não saber falar direito e até não respirar normalmente? Ficará contente se ficar sempre doente? Claro que não!!

A pergunta que fica: depois de tudo isso, vale a pena dar chupeta? Pense nisso….

 

Texto: Dra. Natália Navarro – Ortodentista

 

iMãe nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/imaeblog
Instagram: @blogimae
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog
Email para contato: imamae.blog@gmail.com

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles