Em meio ao isolamento social, Programa Educativo Cultural Light comemora 26 anos do Centro Cultural e reforça seu papel de provocar reflexão, incentivar o cuidado com meio ambiente e de proporcionar alternativas para mudanças nos hábitos de consumo energético.

centro cultural light

O Centro Cultural Light completará 26 anos no próximo dia 29 de abril (quarta-feira) e trará ao seu público uma série de atividades gratuitas e online. Entre elas estão jogos, contação de histórias, peças de teatro e dicas de livros e filmes que reforcem a importância da eficiência energética, sustentabilidade e meio ambiente. A situação atual da pandemia do novo Coronavírus forçou a todos, no Brasil e no Mundo, uma ação nada habitual: Ficar em casa! A realidade da sociedade no isolamento social gera diversos desafios: Há o exercício de conciliar o home office com as tarefas de casa e o entretenimento das crianças; Professores e educadores que, além de estarem no primeiro caso, precisam gerar conteúdos relevantes para seus alunos nas aulas virtuais e a inacessibilidade presencial à cultura, já que todos os espaços estão fechados. E, para que esses públicos não deixem de priorizar o meio ambiente e o consumo consciente, o Centro Cultural Light tem se reinventado, produzindo conteúdo de qualidade para esses públicos e reforçando seu papel social de entreter, informar e ajudar a pensar no consumo de energia com atividades educativas.

museu de energia light

De maneira leve e despojada, os Educadores do Programa Educativo Cultural Light, que já contam no dia a dia no Museu Light com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE ANEEL), levaram para a internet o estímulo de reflexão para a sociedade e os alertas, através de atividades, sobre os impactos que o desperdício de energia elétrica trazem para todos. O objetivo de ensinar com diversão e de forma gratuita, segue acontecendo nas mídias sociais. A ação vem sendo liberada gradual e simultaneamente no Instagram do Centro Cultural Light e no Site do Museu Light.

Dentre os jogos online, há o Casa Inteligente (O jogador é colocando a prova para encontrar potenciais problemas de energia ou sustentabilidade), o Cidade Eficiente (O jogador é eleito como novo prefeito e deve construir uma cidade sustentável. Ele deve responder perguntas corretamente e vencer os desafios), o Quebra Cabeça deslizante (É possível desvendar o funcionamento das usinas de eletricidade) e o O que há de errado (Jogo dos Erros)? (O jogador se torna um craque em eletricidade e é capaz de identificar facilmente situações perigosas ou que estão relacionadas à energia elétrica), todos disponíveis no site museulight.com.br/aprendabrincando, os jogos testam os conhecimentos energéticos com personagens interativos e devem ser acessados pelo navegador Internet.

Os espetáculo disponibilizados são: “O Grande Circo Científico” e “Cinco Semanas em Um Balão”.

Site: museulight.com.br
Instagram: @centroculturallight

#imãeindica

iMãe nas redes sociais:
Instagram: @blogimae
Facebook: facebook.com/imaeblog
Twitter: @imamaeblog
Pinterest: www.pinterest.com/imaeblog
Email para contato: imamae.blog@gmail.com

About the Author

Carol Bedê

Jornalista. Mãe da Laís e do Vinícius. Já quis ser muita coisa...depois de terminar a faculdade de letras, uma especialização e a faculdade de comunicação social (jornalismo), de uma coisa tive certeza: o que eu quero mesmo é escrever. Já escrevi sobre muitos assuntos. Tentei até fazer poesia, mas nunca achava que conseguia. Depois de ser mãe resolvi escrever sobre ser mãe, sobre bebês, sobre crianças e sobre esse mundo. E só agora acho que consigo fazer poesia.

View All Articles