Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper e ex-secretário de política econômica do Ministério da Fazenda. (Foto: Júlio Caesar -O POVO)

Fortaleza – O presidente do Insper (SP), o economista Marcos Lisboa, vem ter com o governador Camilo Santana (PT) e todo o time de secretários de Estado do Ceará e presidentes de vinculadas. Será na tarde desta sexta-feira, no hotel Dom Pedro Laguna, em Aquiraz.Lisboa vem falar sobre produtividade no País. A fala dele será logo após o presidente do Ipece, Flávio Ataliba, tratar acerca sobre desafios sobre o mesmo tema em nível estadual. O cenário para ambos passa pelo crescimento no País diretamente proporcional ao aumento da população.

“Crescia pela oferta de mão de obra, mas o boom demográfico acabou e a população envelheceu”, diz Flávio, lembrando que o impacto está bem visível na conta da Previdência. A vinda de Lisboa foi provocada pelo secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, e articulada por Flávio. Marcos Lisboa não cobrou pela explanação que fará. O custo é apenas da passagem e hospedagem. Ele já volta no sábado.

O presidente do Insper é doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia (EUA), foi secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005 (primeiro Governo Lula) e se tornou um dos mais qualificados críticos da Política Econômica da Era Dilma.

Em julho de 2015, a na Folha de S. Paulo, ele co-assinou o artigo “Ajuste inevitável”, ao lado de Mansueto Almeida (hoje secretário de Acompanhamento Econômico) e Samuel Pessoa (FGV), mostrando que o desequilíbrio da economia brasileira é estrutural.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles