Blog do Jocélio Leal

Ceará: estágio não-remunerado para alunos de universidades estrangeiras

1395 1

Marco Camargo é o primeiro Trainne Summer da Seplag. Ele cursa Mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) na Harvard Kennedy School

Fortaleza – Um estágio não-remunerado para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação em universidades estrangeiras começou a rodar na Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag).

O programa de estágio Summer em Gestão Pública nasceu de acordo de Cooperação com a Vetor Brasil, uma organização privada. Como o nome diz, podem se candidatar alunos em períodos de férias de verão.

O processo seletivo é feito totalmente on-line. Inclui um teste de atualidades, perguntas de valores e motivação, e entrevista via skype.

Quem passa é indicado às vagas nos governos. Nesta fase, passam por uma entrevista final. A Seplag selecionou dois summers para este ano. O secretário executivo, Júlio Cavalcante, deu o veredito.

Quem é o primeiro
Marco Camargo é o primeiro Trainne Summer da Seplag. Ele cursa Mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) na Harvard Kennedy School, nos Estados Unidos.

Marco é co-presidente da Conferência Brasileira realizada entre Harvard e MIT (Brazil Conference Harvard/MIT 2018). Ele também participa do grupo de brasileiros da Harvard Kennedy School promovendo discussões entre alunos e professores sobre temas relevantes do Brasil.

Ele ainda integra a rede de Lemann Fellows que congrega estudantes e profissionais brasileiros que buscam trabalhar nos desafios sociais e econômicos do Brasil.

O aluno fica no máximo 12 semanas (entre maio e setembro). O Trainne Summer é voluntário e arca com as próprias despesas.

O segundo nome selecionado é de uma estudante de graduação da Universidade de Berlim (Alemanha). Chega dia 9 de agosto.

1 comentário

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *