O grupo alimentos e bebidas corresponde à metade do peso na Inflação, ao lado de transportes (Foto: Tatiana Fortes- O POVO)

Fortaleza – A Região Metropolitana de Fortaleza tem a segunda maior inflação do País, considerando os últimos 12 meses. Chegou a 4,92%. Perdeu para Recife, com 5,18%. A causa em Fortaleza é a pressão dos preços de alimentos e bebidas – o maior peso no indicador – e o grupo transportes. Juntos, correspondem a quase metade da inflação da RMF.

No Nordeste, a inflação cresceu 0,40% em maio, na te abril. De todo modo, cresceu menos. Em maio de 2016, subira 0,89%. A inflação regional no acumulado no ano está em 1,81%. É menos do que os 4,55% do mesmo período de 2016.

Nos últimos 12 meses (maio a maio), a inflação do Nordeste atingiu 4,37%. Na região, o grupo habitação foi o maior vilão em maio: +3,16%.

Veja a tabela

Os dados são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), com base no IBGE. Leia aqui.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles