Fortaleza – O vice-presidente de Investimentos e Controladoria e Diretor de Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano Mattos Júnior, toca uma agenda importante na tarde deste sábado. Ele estabelece uma ponte entre mercado e academia ao falar do case M. Dias Branco -a primeira empresa e hoje única do Ceará listada na Bovespa – para um grupo de estudiosos do pensamento liberal.
O encontro marca o encerramento de semestre do Grupo de Estudos Dragão do Mar, no Auditório Geraldo Nobre da FEAAC/UFC (avenida da Universidade), às 15 horas. O grupo de extensão tem como coordenador o professor Jonab Fernandes e como professor responsável Rodrigo Saraiva Marinho.
Eles se reúnem toda semana, ora no Direito ora Economia da UFC. No encontro deste sábado, Geraldo decerto dará muitos insights para quem já está ou pretende entrar no mercado. E, naturalmente, deverá tratar da conjuntura.
Liberalismo econômico
O fracasso da Era petista gerou no País esta movimentação no pensamento político e econômico. Um fruto saudável da Crise na qual o País foi enfiado. Após a satanização sofrida na Era FHC, com a rejeição às privatizações – em larga medida alimentada pelas corporações de servidores públicos – o pensamento liberal ganha corpo não apenas na Academia.
A propagação de seu ideário pela Internet e também nas ruas – vide manifestações de 2013, nas quais havia traços liberais a percorrê-las – vem legitimando-o. Por vezes empírico, quando nem sequer é assumido como tal, este modo de ver o papel do estado, das empresas e dos cidadãos está visivelmente em disseminação.
Fracasso da era petita sob qual ótica? Do ponto de vista social com certeza não foi. Ademais, a era FHC saiu com índices econômicos muito inferiores inclusive ao governo Dilma
Tenho interesse pela materia