Torcedores do Fortaleza invadem o campo ao término do jogo e causam quebradeira e confusão. Jogo final do Campeonato Cearense , Ceará vs Fortaleza. Estádio Castelão . (Foto: Fabio Lima/O POVO)

Fortaleza – O plano da Secretaria da Segurança do Ceará para a partida final do Campeonato Cearense 2019, neste domingo (21), 16 horas, na Arena Castelão, prevê o uso de 671 servidores públicos. Policiais e outros. Não foi divulgado quantos estão mobilizados em serviço velado, para coibir na origem o porte de armas e outros artefatos usados pelas gangues vestidas de torcida. Deve haver.

Em tempo: custa bem caro amainar a insegurança. As áreas próximas ao estádio serão monitoradas do alto pela aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Haverá sobrevoos na região.

Cada policial empregado no estádio, no entorno, nos terminais de ônibus e nos bairros, a acompanhar hordas, fica indisponível para o restante dos cidadãos que não dão a mínima para futebol. Uma dureza, mas necessário.

De todo modo, por mais policiamento que houver, estaremos sempre a buscar bolas de dentro do gol. Como tudo na vida, não basta só reprimir.

As pessoas não veem a lei ter efeito. O Estatuto do Torcedor determina para desordeiros: reclusão de um a dois anos. Caso não seja uma ocorrência tão grave, a reclusão pode ser convertida em proibição de ir a jogos por até três anos. Mas…a impunidade não baixa a bandeira.

Nestes casos, o sujeito precisa ir à delegacia de apresentar. Não indo, o delegado informa à Justiça. A desobediência leva a um mandado de prisão. Acontece que até isto acontecer já aprontou de novo.

Punimos muito pouco. Isto alimenta a violência. Também formamos mal aquela legião de jovens corajosos porque em grupo. Esta pauta é universal. E isto não é uma demanda apenas do Estado. É doméstica mesmo.

Enquanto isso, quem precisa pegar um transporte coletivo em domingo de Ceará e Fortaleza sabe bem o quão árduo é a vida real. Dividir o transporte com torcedores em dia de jogo já é cruel em qualquer lugar do mundo. Com criminosos, é insuportável.

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles