Fortaleza – Nada é mais cruel para os pobres do que a inflação. Incinera os salários de maneira silenciosa. Ou melhor, gritante. Há 23 anos,  em 1º de julho de 1994, começou a rodar sob o natural ceticismo de quem já vivera tantas outras cruzadas, o Plano Real. A inflação acumulada nos 12 meses anteriores à sua implantação era de 5.000%. Aos 20 anos do Real, O POVO aplicou este quiz.  (Clique na versão desktop)

O PT encarnou uma das principais resistências ao Plano.O então presidente do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, questionava o que chamava de falta de diálogo. Apontava viés eleitoreiro.

Centrais sindicais e também a Fiesp rejeitaram a elevação dos impostos. Também no PSDB e até no Ministério houve reações adversas. Louvem-se o talento da equipe que o desenhou, de quem negociou e de quem bancou, o então presidente Itamar Franco.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles