Sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no Passaré, em Fortaleza
na sede do banco no Passaré (Foto: Mauri Melo)

Fortaleza – O Banco do Nordeste criou um plano de demissão voluntária. O Programa de Incentivo ao desligamento (PID) foi aprovado hoje pela Diretoria e pelo Conselho de Administração, que se reuniu a partir desta tarde e retoma amanhã.

O prazo para manifestação de interesse começa nesta quarta-feira (5/7) e se estende até o próximo dia 14. É quando o Banco seleciona quem poderá seguir adiante com base nas regras e nos recursos disponíveis. Já o período para livre adesão dos funcionários será de quatro dias, de 24 a 28 deste mês.

O limite dos recursos para o PDI é em função do lucro projetado para o ano. Há um piso de R$ 50 mil, calculado em função de 15 salários do funcionário em dezembro.

Pelas regras definidas, pode aderir quem entrou para o BNB antes de 1º de janeiro de 2000 e quem em 31 de dezembro de 2016 contasse com idade igual ou superior  a 50 anos e aposentado pela Previdência Social ou em condições  legais para requerer a aposentadoria.

O Blog apurou que no máximo 300 funcionários deverão sair porque há limite de recurso para o Programa. O BNB tem hoje cerca de 7,2 mil funcionários concursados e em regime de CLT.

O desligamento de funcionário poderá se dar entre o 16º e o 45º dia corrido, contados da data da adesão.O BNB comunicou ao mercado que o impacto financeiro do PID só será mensurável após o fim do período de adesão.

Ao tomar tal atitude, o Banco dá a oportunidade de saída para funcionários mais antigos, na expectativa de alcançar mais eficiência operacional. A rigor, um pleito dos funcionários. Ao mesmo tempo, o BNB não poderá repor.

Na prática, é saudável para o Banco na medida em que enxuga em lotações já extintas ou reduzidas. Áreas onde há mais funcionários do que onde deveria ter. Especialmente pessoas que não seriam bem aproveitadas em outras agências, por exemplo.

 

 

 

Tagged in:
,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles