São Paulo – A Sea Jr, empresa júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), foi a vencedora do Desafio AMA, a água mineral da Ambev. O projeto será implantado na comunidade de Sítio Caiçara, em Jaguaruana, a 187 km de Fortaleza (CE).
O projeto de Aquaponia para organismos aquáticos e hortaliças para geração de renda em comunidades do semiárido receberá um aporte de R$ 30 mil para implementação.
O projeto utilizará a água proveniente dos poços financiados pela água AMA, que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água no semiárido.
Haverá recirculação de água suficiente para a criação de peixes e para o cultivo de hortaliças.
A horta será regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes.
“Será possível gerar renda de forma sustentável e uma economia de subsistência para as famílias da região”, explica Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev.
Estima-se que o lucro com a venda dos alimentos possa chegar a R$4.500 por mês e o valor investido possa ser recuperado em até 7 meses.
Ano passado, a ideia vencedora foi da empresa júnior Ciclo Jr, da Universidade Federal do Ceará(UFC).
A turma propôs um projeto em que se utiliza plantas e o calor para reuso de água. Após o período de testes, o projeto será implementado em Quixadá, no Ceará.