Polícia Federal – A Lei é Para Todos | Trailer

Fortaleza –  Em Polícia Federal – A lei é para todos, ao contrário de Tropa de Elite I, há heróis e vilões pretensamente bem definidos. Os heróis da PF, do MPF e da Justiça enfrentam os bandidos ricos e influentes – Marcelo Odebrecht e Lula como símbolos.

Em Tropa, o inimigo é o tráfico e a PM seria o Bem, mas esta dá de ombros para as leis. E nisto reside a complexidade do capitão Nascimento e seus comandados.

Já em Polícia Federal, os mocinhos (e a mocinha) agem sob o império delas.

Em Tropa, não dá tempo avançar a discutir o que levou aqueles jovens ao crime. No filme da Lava Jato, também não cabem razões ideológicas para justificar a bandidagem.

Em ambos, a plateia já chega ao cinema sabendo com quem criar empatia. É como um jogo de torcida aparentemente única. Pelo menos, traficantes e corruptos costumam não se manifestar…

Na sessão de estreia em uma das salas do RioMar Fortaleza, na tarde de quinta, 7 de setembro, o público cearense riu quando viu na tela o deputado José Guimarães (PT-CE) e o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado. Ambos no papel de si mesmos.

A torcida aplaudiu no final. Há uma catarse uníssona ante cenas de ficção. Estas bem poderiam ser de um documentário de um canal de notícias.

O recorte escolhido pelo diretor Marcelo Antunez dá a Lula a dimensão que ele merece, a de ex-presidente da República envolto em um mar, digo, um lago de evidências claras de corrupção.

E numa demonstração de que a lei é para todos, mas o carisma não (como disse um amigo leitor), Lula é o protagonista das cenas mais hilárias. Seja em voz ou na pele de Ary Fontoura.

Sim, haverá duas continuações do filme. Um teaser entrega um indício de roteiro mirando na mala de Rocha Loures e sua esteira no PMDB. Mas a realidade dos fatos atropela qualquer ficção. À italiana, Palocci já alterou o rumo da história.

 

 

Tagged in:
, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles