Fortaleza – Nesta terça-feira (19/09), a Prefeitura de Fortaleza embargou e multou cinco estabelecimentos na região da rua José Avelino por falta de alvará de funcionamento. Segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), os autuados já haviam sido notificados. De todo modo, não são os grandes galpões e o efeito do fechamento acaba sendo diminuto.
A ação da Prefeitura ocorre às vésperas da conclusão das obras de requalificação da rua José Avelino, de onde o Município retirou bancas de comércio de roupas, mas ainda persiste o comércio em galpões e com ambulantes. Ou seja, a proposta de revitalizar a José Avelino virou uma lenda. Nem os fiscais acreditam mais.
A Coluna Vertical S/A tratou do tema no domingo.
O Blog apurou que na região há perto de 90 estabelecimentos irregulares. Destes, cerca de 30 estão em processo de regularização, desde maio. Nenhum cumpriu tudo que era exigido. O prazo é agora 22 setembro, graças à prorrogação, e não será surpresa uma nova colher de chá.
Dos demais 60 nenhum se mobilizou para ficar ok. São estes que estão na mira da Prefeitura e vão sendo autuados aos poucos.
A fiscalização na área é realizada em média por 30 fiscais e 50 auxiliares, com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Isto custa dinheiro. Mas todo o aparato não produz o efeito prometido pela Prefeitura. Enquanto houver galpões e ambulantes será inócuo.