Lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium II No Pecém, com a presença do então presidente Lula. Na foto: Cid Gomes, Lula e Inácio Arruda (Foto: Georgia Santiago, em 29/12/2010-O POVO)

Fortaleza – O governador Camilo Santana (PT) optou pelo eufemismo. Na verdade, quase humorismo involuntário. Ao afirmar que a Petrobras deu um “calote” no Ceará com a promessa da refinaria Premium II, no Pecém, ele, digamos, esqueceu de mencionar quem mandava na estatal. Também esqueceu quem veio ao Ceará anunciar o hoje denominado “calote”.

Na edição de 29 de janeiro de 2015, sob a manchete “Ceará frustrado: Petrobras põe fim a um sonho de 60 anos”, O POVO noticiava:  “Camilo solicitou ainda uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff”.
Em nota, o Governo repudiava totalmente a decisão da Petrobras e dizia ser “um desrespeito da empresa com o povo cearense.”

 

Íntegra da nota de janeiro de 2015

O Governo do Estado repudia totalmente a decisão da Petrobras de suspender os investimentos da refinaria Premium II, um sonho do povo cearense e importante vetor de desenvolvimento local e regional.

Essa atitude representa uma quebra unilateral do compromisso firmado com o estado e configura um desrespeito da empresa com o povo cearense.

O governador Camilo Santana recebeu a notícia com surpresa e indignação, cobrou explicações da Petrobras, conversou com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, e solicitou uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff.

Uma vez que o Ceará cumpriu todos requisitos para a implantação da refinaria, o Governo afirma que continuará lutando e empreendendo todos os esforços para viabilizar este importante projeto. (Camilo Santana, governador do Ceará)

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles