Em comum, os dois professores cearenses têm a criatividade para motivar os estudantes (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

Brasília – Dois docentes do Ceará vão disputar a final do Prêmio Professores do Brasil. Mari Cecilia Silvestre da Silva, de Icapuí, e Rodrigo Nóbrega Martins, do Crato, venceram a etapa regional e já vão receber R$ 7 mil cada. Além do dinheiro, uma  viagem à Irlanda. O anúncio está previsto para a primeira quinzena de dezembro.

Na Irlanda, participam de programa de capacitação apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), troféu e equipamentos de informática para as escolas onde atuam. Ao todo, são 30 profissionais finalistas. Esta é a décima edição do Prêmio Professores do Brasil.

A  professora Mari Cecilia venceu com o projeto Água, fonte de vida em redonda, na Escola Horizonte da Cidadania EEF, em Icapuí. Ela utilizou uma vídeo-reportagem para desenvolver roteiros para reportagem. Venceu na categoria ensino fundamental/sexto ao nono ano.

O projeto de Mari Cecília também foi vencedor na categoria temáticas especiais. Ela e outros 14 ganhadores desta categoria serão premiados conforme a área na qual estão inscritos. Entre as premiações, estão uma viagem de uma semana a Londres para participação em atividades educativas, palestras e visitas a museus; R$ 5 mil em dinheiro; e visita ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo.

Revista

Já Rodrigo Nóbrega Martins, professor da Escola Estado da Bahia EEFM, no Crato, venceu na categoria ensino médio com o projeto Revista Discentes: um sentido para a produção textual no ensino médio do estado do Ceará. Além dos textos produzidos pelos estudantes da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a revista conta com a colaboração de alunos de diversas escolas.

Da lista dos 30 ganhadores regionais, sairão os nacionais – seis, ao todo. Um de cada categoria: educação infantil/creche, educação infantil/pré-escola, ensino fundamental/ciclo de alfabetização, ensino fundamental/quarto ao quinto ano, ensino fundamental/sexto ao nono ano e ensino médio.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles