Fortaleza – A Ford criou um robô que promete imitar com perfeição os movimentos das pessoas ao entrar e sentar no carro. A função é testar o conforto e a durabilidade dos bancos.  É apelidado de “Robutt” (algo como “Robô Bumbum”, em tradução livre feita pela Ford). 

O robô sentador tem o tamanho de um homem grande e, segundo a montadora, permite simular 10 anos de uso em apenas três semanas. Ele repete até 25 mil vezes o ato de sentar e levantar. 

Robbut foi criado para o desenvolvimento do novo Fiesta na Europa. Agora foi incorporado noutros projetos de outros veículos. Os engenheiros usaram assentos de pressão para mapear os pontos de contato das pessoas ao sentar. Depois aplicaram os dados no robô para imitar os movimentos mais comuns e testar o desgaste dos materiais dos bancos.

“Antes, usávamos cilindros pneumáticos que simplesmente se moviam para cima e para baixo”, diz a engenheira de durabilidade da Ford na Alemanha, Svenja Froehlich.

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles