A lista foi definida com base no estudo “Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão”, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

Fortaleza – O Banco do Nordeste vai reunir as 40 maiores cidades médias da sua área de atuação. O Fórum BNB de Cidades Médias G20+20 será na quinta e sexta, na sede do banco, no Passaré, em Fortaleza.

São do Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (excluídas capitais e municípios de regiões metropolitanas). As inscrições podem ser feitas aqui.

Participam da abertura o presidente do Banco, Marcos Holanda, e o embaixador de Israel, Yossi Shelley. Eles presentam os objetivos e os eixos de atuação da plataforma G20+20.

Logo após, o economista-chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Esteves; Luiz Antônio Athayde Vasconcelos, representando a Fundação Dom Cabral; e José Henrique Paim, representando a Fundação Getúlio Vargas, discutem a importância das cidades médias para a estratégia de desenvolvimento regional.

As possibilidades de financiamento a projetos de infraestrutura por meio de parcerias público-privadas estão na pauta.

A programação também inclui painel sobre os programas governamentais alinhados aos objetivos do Fórum G20+20, com representantes dos ministérios das Minas e Energia, Integração Nacional e Turismo.

Haverá a apresentação de investimentos privados instalados em cidades de médio porte. Participam do painel o diretor de Negócios para Transformação Digital da Cisco, Rodrigo Uchoa; o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Borrachas Vipal NE, Adelirio Faleiro; e o chanceler da Unifacisa Centro Universitário, Dalton Roberto Benevides Gadelha.

Feira de Negócios

No segundo haverá feira de negócios, com participação de representantes de prefeituras, Banco do Nordeste, parceiros institucionais, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e investidores-iniciativa privada.

Tagged in:

,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles