
Vista aérea do Aeroporto Pinto Martins. (Foto: Fábio Lima – O POVO)
Fortaleza – Faria muito bem para a Cidade que a Fraport, concessionária do Aeroporto Pinto Martins, ouvisse os urbanistas do Fortaleza 2040. Decerto há maturidade em quem opera Frankfurt, feito respeitando a floresta.
Em Fortaleza, há imensos impactos no entorno a serem considerados. Até houve a princípio críticas de urbanistas à opção pelo Hub ali, na localização atual. Depois, venceu a ponderação. Melhor garantir o investimento logo e debater o futuro a posteriori.
Mas o tom festivo da acolhida não pode ignorar os efeitos. Às vezes somos meio índios que ganharam espelhos.
Sem prejuízo da FRAPORT ouvir os urbanistas do 2040, penso que seria mais importante os urbanistas do sonho 2040 ouvirem a FRAPORT. Não tenho dúvidas de que no quesito “Plano Diretor de Urbanização e Requalificação de Áreas Urbanas Afetadas por Sítios Aeroportuários Consolidados, a FRAPORT tem mais a ensinar que aprender.
Quem sabe assim, nós cearenses nascidos em Fortaleza, passemos a entender melhor que rabo não balança cachorro, mas sim ao contrário. Sendo o Rabo o Aerooorto e o cachorro a Cidade.
Com isso, precificariamos melhor e a mercado a concessão do Pinto Martins e desidratariamos do frenesi político e do carnaval midiático as reais chances da FRAPORT ser á locomotiva-alavancada da da nossa eeconomia que estagnou em pífios 2% na nacional.