Marcos Holanda, presidente do BNB com exoneração provável para esta quarta (Foto: Fabio Lima-O POVO)

Fortaleza – “Triste por sair do banco, mas feliz por sair do Governo”. A frase é do ainda presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Holanda.

Marcos espera a publicação de sua saída no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27.

Para o lugar dele deve ser confirmado o diretor financeiro do BNB, Romildo Rolim.

Apesar da crítica direta, Holanda ressalvou já ter tido apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB) – presidente do Senado  e padrinho de Romildo – como já fora dele. Disse também ter tido apoio do Governo.

Holanda disse ao Blog na noite desta terça-feira, por telefone, acreditar ter cumprido suas promessas de posse.

Holanda cita quatro pontos: Integridade, Inovação, Meritocracia e Resultados.

Na conta da Inovação uma das marcas da gestão, com resistências internas: o projeto Hubine, ambiente a apoiar startups no Nordeste.

Holanda aposta para esta semana – por ironia do destino e do calendário – a publicação da Medida Provisória que trata das novas regras para o FNE, o fundo constitucional que sustenta o BNB.

Ele teve papel importante na MP, a garantir taxa mais barata. Segundo Holanda, houve risco de reversão recente na MP.

Holanda festeja o que define como maior aplicação da história do FNE em 2017- R$ 17 bilhões- cerca de 40% acima de 2016.

O iminente ex-presidente afirma ver o BNB mais respeitado e com funcionários com auto-estima mais alta.

Fazenda
A informação sobre a exoneração de Holanda pegou de surpresa a equipe do ministro Henrique Meirelles. A Fazenda era a única âncora a manter Holanda, à deriva em termos políticos.

O isolamento político vem desde que se distanciou do senador Eunício Oliveira, hoje presidente do Senado e padrinho do provável substituto.

Tagged in:

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles