Fortaleza – O presidente da Iasp, a organização que reúne partes tecnológicos de diversos países do mundo, Josep Piqué, deverá vir a Fortaleza para o Dia D do Hub da Saúde, o próximo dia 30.  O parque tecnológico a ser implantado no Porangabuçu interessa à entidade. Segundo o médico Carlos Roberto Martins (Dr. Cabeto), que toca o preto o hospital do ICM – âncora do parque – a Iasp dará assessoria por um ano. Em outubro, no coreto da Iasp, em Barcelona, na Espanha, o hub deverá ser apresentado.

No Domingo, a Coluna publicou no O POVO:

Dia 30 de janeiro será um Dia D para um mega projeto em plena gestação, o Hub da Saúde no Porangabuçu. A âncora do hub será o Hospital do ICM, projeto tocado com o apoio de um grupo de empresários-mecenas pelo médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Cabeto).

Em linhas gerais, Fortaleza terá um distrito de inovação voltado para a saúde. Haverá duas áreas-chave (clusters): tecnologias médicas e ciências da vida.

O Dia D é por conta de um marco político: o governador do Ceará, Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, universidades, entidades outras da sociedade civil e empresas privadas vão assinar um pacto pelo projeto, já em andamento.

A meta é fazer da região um modelo de cidade inteligente nos próximos 12 anos. Na lista de ações que começam já este ano estão a operação do Hospital do ICM, a chegada de empresas que irão atuar no bairro e a recuperação da Lagoa do Porangabussu. Na lista de empresas parceiras, gigantes como a alemã Siemens, a Amazon e a Fundação Dom Cabral.

Cabeto diz que haverá um plano de moradia social, de recuperação das escolas públicas, implantação de escolas profissionalizantes, investimento em pesquisa via Funcap (do Governo do Ceará) e empresas privadas.

“Virão pesquisadores de fora para trabalhar no bairro, como do ITA”. Em abril, o hospital já começa a operar parcialmente. E é lá que eles deverão ficar.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles