Blog do Jocélio Leal

BNB lidera ranking de ouvidorias

Fortaleza – O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com sede em Fortaleza, é o líder no ranking nacional das ouvidorias de instituições financeiras. Quem assina o ranqueamento é o Banco Central. O BNB lidera na faixa acima de 4 milhões de clientes. O Bradesco aparece em quarto e o Itaú em quinto.

O Índice de Qualidade de Ouvidorias é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central.

O índice também considera a iniciativa das instituições na adesão a plataformas públicas de resolução de conflitos (Consumidor.gov.br).

As ouvidorias das instituições financeiras foram instituídas pela Resolução nº 3.477/2007 para atuar como canal de comunicação. Ademais, têm a missão de mediar conflitos entre as instituições e seus clientes e usuários de produtos e serviços.

Para fins de Ranking, as reclamações registradas no Banco Central são classificadas como:

Reclamações reguladas procedentes: quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.

Reclamações reguladas – outras: quantidade de ocorrências, associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que não se verificou indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.

Reclamações não reguladas: quantidade de ocorrências, associadas a reclamações encerradas no período de referência, não relacionadas a lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.

Total de reclamações: valor obtido somando reclamações reguladas procedentes, reclamações reguladas – outras e reclamações não reguladas.

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *