Luciano Dias fará análise do cenário político em evento do BTG Pactual para convidados (Foto: Divulgação)

Fortaleza – Nesta terça-feira, às 19h30min,  o Banco BTG Pactual promove a palestra “Cenário político e desafios econômicos do novo governo”, no L’Ô Restaurante. Dois palestrantes vão tratar dos temas separadamente. O cientista político Luciano Dias fará a análise da conjuntura política e Cláudio Ferraz tratará de economia.

Luciano Dias é mestre e doutor em Ciência Política pelo Iuperj. Tem vários livros e artigos publicados sobre política, história e administração.

Pesquisa BTG com e sem Lula 

O levantamento feito pela FSB Pesquisa por encomenda do banco BTG Pactual apontou o ex-presidente Lula (PT) com 35% das intenções de voto.

Considerando Lula no páreo, e não preso,  Jair Bolsonaro (PSL) teve 22%. Com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como nome do PT, o capitão da reserva do Exército lidera com 24%.

A pesquisa também testou a rejeição. O tucano Geraldo Alckmin (PSDB) teve o maior índice: 59%.

O Instituto FSB Pesquisa informou ter entrevistado, por telefone, dois mil eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%.

A amostra é controlada a partir de quotas de: (a) sexo, (b) idade, (c) região e (d) tipo de telefonia (fixo e
celular). Após a pesquisa, é aplicado um fator de ponderação para corrigir eventuais distorções em relação ao plano amostral.

As entrevistas foram realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis, nos dias 25 e 26 de agosto de 2018 (sábado e domingo passados). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06062/2018.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles