Blog do Jocélio Leal

O fanatismo torna Lula e Bolsonaro bem parecidos

2392 14

Bolsonaro e Lula em visitas a Fortaleza (Fotos: Camila de Almeida- O POVO e Divulgação PT)

Fortaleza – O assunto é fanatismo.

Fanatismo

O que aconteceria se a vítima daquela facada fosse Lula? Provavelmente comoção bem maior pela dimensão que o ex-presidente carrega consigo. Lula não é apenas uma esperança, como é Bolsonaro aos olhos de quem o admira. Ele tem recall de dois mandatos populares. Mas ambos são bem parecidos. Eles não têm apenas eleitores. Arrastam seguidores. Foi Lula quem inaugurou o modelo na atual temporada da história. Isto explica o clima irrespirável que chamam de intolerante. Com fanáticos não há diálogo. A propósito da tentativa de homicídio, as teorias da conspiração, sempre ao sabor das crenças de quem as cria, estão na prateleira das redes sociais. Pega quem quer.

Fanatismo II

E também pouco importam as bobagens que um ou outro falem. Os ouvidos ficam moucos enquanto aplaudem. Quanta estultícia já foi pronunciada por ambos. Lula uma porção de disparates quando ainda candidato e também presidente. Bolsonaro tem um inventário de sandices no currículo.

Fanatismo III

Uma diferença entre Lula e Bolsonaro é o partido. Lula tem um. Confuso por essência, mas absolutamente unido em momentos decisivos. Fosse Lula alvo de algo como aquilo, o País seguiria sua vida, como tem seguido. E como seguiu após sua reclusão. Mas veria imensas manifestações de rua da militância, com risco de confrontos com a ala black block. Parece uma contradição, mas mesmo a vítima sendo o candidato que usa a violência como lema, não há nenhuma reação virulenta pós atentado porque não há partido.

Fanatismo IV

Ponha fanatismo na Wikipedia. A definição veiculada na rede colaborativa traz o seguinte trecho: “É extremamente frequente em eleitores de Bolsonaro, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio”. Que tipo de gente posta uma definição como esta? Fanáticos.

Recomendado para você

14 Comentários

  • Francisco disse:

    Um é Ficha Limpa (Bolsonaro).

    O outro é Condenado em 2a Instância (Sr. Molusco).

    17.

  • Antonio Junior disse:

    Jornalismo fanático

  • Evandro Alves Lobo disse:

    Nem Lula nem tampouco Bolsonaro merecem esse exagero.
    Com uma diferença, o primeiro meteu nosso país nesse inferno.
    O outro é apenas consequência.

  • Vitor disse:

    Tenho várias ressalvas à candidatura Bolsonaro, mas tentar igualar o comportamento dos eleitores do capitão ao fanatismo dos petistas-lulistas é coisa de vigarista intelectual. Bolsonaro é apenas lider político. Lula é líder de seita. Espécie de Jim Jones da esquerda latino-americana.

  • Cruz disse:

    Lula traiu o Povo brasileiro e é Satanista Comunista Globalista, O MESSIAS Bolsonaro defende Deus, a Pátria e a Família, é muito diferente. Fanatismo, aos meus olhos, é a grande imprensa brasileira que defende o Satanás da Corrupção que atrasou o Brasil, por pelo menos, 30 anos e implantou o maior genocídio atual no Globo terrestre.

  • Ávila da Silveira disse:

    Jocelio vc só pode estar delirando… democracia ao extremo não se confunde com autoritarismo ao extremo. Infeliz sua colocação…

  • João ribeiro disse:

    Parecidos jamais: os seguidores de Lula apoiam criminosos. Os apoiadores de Bolsonaro detestam criminosos.

  • Eudes Baima disse:

    Lamentável a opinião do colunista que não consegue distinguir os que lutam pela democracia daqueles que tentam perpetuar e aprofundar sua liquidação.

  • Antonio Junior disse:

    Líder político? Outro fanático

  • Carlos Ladislau disse:

    O colunista parece querer comparar um bandido preso com um candidato que quer combater os bandidos. É isso mesmo? Parece propaganda paga para um certo coroné que não consegue ultrapassar nem Marina, pois também foi citado na lavajato.

  • Fabio disse:

    Complicado colocar no mesmo patamar alguém que defende os direitos humanos e alguém que os viola repetida e impunemente. Fanatismo por fanatismo, prefiro ficar do lado de quem não quer aniquilar a minha própria existência “em nome de Deus”.

  • Raimundo Torres disse:

    O fanatismo é um espelho do que não somos.

  • Este fanatismo é que leva ao radicalismo fundamentalista ideológico cego, absorvendo o bom senso, incentivando uma guerra , onde as idéias, os debates saudáveis, e as propostas positivas são colocados ao lado, e passa a prevalecer o vale tudo, inclusive a violência contra o bem maior: A VIDA.

  • Eymard damasceno disse:

    Este fanatismo é que leva ao radicalismo fundamentalista ideológico cego, absorvendo o bom senso, incentivando uma guerra sem lógica , onde as idéias, os debates saudáveis, e as propostas positivas são colocados ao lado, e passa a prevalecer o vale tudo, inclusive a violência contra o bem maior: A VIDA.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *