O diretor-geral da Air Liquide no Brasil, Alexandre Bassaneze (Foto: Divulgação)

Fortaleza – Na quinta, dia 18 de outubro (Dia do Médico, a propósito), a Air Liquide (empresa de origem francesa que atua na produção e distribuição de gases medicinais e industriais), inaugura em Fortaleza a primeira unidade do VitalAire, marca do Grupo de soluções, serviços e atendimentos em domicílio. Mira nos pacientes que têm de continuar tratamento iniciado no hospital em sua residência. Ficará na Barão de Studart.

A VitalAire em Fortaleza vai vender e alugar equipamentos para tratamento da apneia do sono e oxigenoterapia. A empresa oferece também acompanhamento durante o tratamento.

A empresa diz que a escolha de Fortaleza é resultado de estudo de mercado que mostrou o potencial local para viabilidade do negócio. O Ceará é a terceira praça no Nordeste, Já está em Pernambuco e na Bahia. No Brasil, em 14 Estados e no Distrito Federal, com unidades em 73 localidades.

Emprega mais de 1.200 profissionais.  Em 2017, a receita da região das Américas (da qual o Brasil faz parte) correspondeu a 8,150 bilhões de euros, ou 40% do faturamento total do Grupo. A companhia é a mais importante do setor no mundo desde que comprou a norte-americana Airgas. O diretor-geral da Air Liquide no Brasil, Alexandre Bassaneze, atuou na operação. Foi em 2015 por algo em torno de US$ 10 bilhões.

No Brasil, perde para a líder White Martins. A francesa tem tocado um rimo intenso de aquisições de distribuidoras de gás. Só entre 2010 e 2014, comprou cerca de 30.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles