Blog do Jocélio Leal

Presidente do Mercadinhos São Luiz faz desabafo contra a Sefaz-CE

35242 24

Neto é ex-presidente da CDL Fortaleza(Foto: Mauri Melo-O POVO)

Fortaleza – O diretor-presidente da rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, uma das principais do Ceará, Severino Ramalho Neto, escreveu um desabafo sobre uma medida tomada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Na quarta-feira, Neto terá reunião com a secretária Fernanda Pacobahyba, e com o chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que entrou na pauta para conter o desgaste político, por conta da repercussão do texto de Neto.

Nas redes sociais, o pensamento de Neto acabou acrescido de pesadas críticas ao governador Camilo Santana (PT). Contudo, Neto disse ao Blog que assina apenas o texto a seguir:

CARTA DOS MERCADINHOS SÃO LUIZ AOS CLIENTES.

Amigos, peço desculpas pelo transtorno, que vem ocorrendo em duas de nossas lojas, pela demora na hora de efetuarem os pagamentos, seja pela tempo excessivo na emissão dos cupons, seja pelo caixa não estar funcionando.

O fato é que estamos obrigados, assim como todo o comércio do Estado, a trabalhar com o MFE, Modulo Fiscal Eletrônico, que consiste na emissão do cupom fiscal, diretamente no site da Sefaz.

Hoje, com apenas 20% do comércio habilitado a esta transação, passamos por este tamanho problema, imaginem quando estivermos todos. Vamos parar!

Sempre estive ao lado do Governo, abraçando e contribuindo nas ações da Sefaz, especialmente no combate a sonegação, enaltecendo o João Marcos, que com inteligência e porta abertas, nos permite a participação.

Mas não posso concordar em mau tratar nossa clientela, por problemas que não são causados pela gente, e sim por deficiência de infraestrutura tecnológica desse novo sistema.

Peço mais uma vez desculpas, enquanto aguardamos um posicionamento da Secretaria, que nos permita trabalhar com tranquilidade, e fazer, o que entendemos fazer melhor, ATENDER BEM!!!

Obrigado a todos.

Severino Neto
Presidente

Após esta fala de Neto, incluíram um texto como observação que faz críticas a Camilo em tom de cobrança e atacando o PT. Há pelo menos um deslize com o Português. Sem entrar no mérito, mas não foi Neto quem escreveu.

 

 

Recomendado para você

24 Comentários

  • Costa disse:

    Mau tratar é osso. Mas tem toda razão em reclamar. Muitas vezes já desisti de esperar notas fiscais por causa da demora. Isso é ótimo para os sonegadores. Cadê os analistas de sistemas marajás da Sefaz contratados no último concurso? Só olham?

  • Raimundo Gonçalves de Oliveira Filho disse:

    Um comerciante vem a público mostrar as consequências de um sistema que está gerando problemas no comércio.
    Aí vem um intelectual super inteligente sem nenhum erro muito sábio dizer que tem erro de Prtuguês.
    Parabéns Sr intelectual super sábio e extraordinárianente inteligente.

  • Daniel Martins disse:

    É horrível como demora para recebermos as notas, muitas vezes não espero, o estado sendo estado.

  • Presidente não se preocupe NÃO, o Ceará com um todo e principalmente Fortaleza, é um Laboratório a Céu Aberto para experimentos sendo a população uma cobaia emassa falida. A Prefeitura não tem dinheiro para o Fumacê, mais tem para bancar BANDAS e cantores, Concede um aumento de 3,87% ao ano para o funcionalismo mais manda aumentar a Água e Esgoto em 12% ao mês, aumenta a base de calculo do IPTU para maior arrecadação.

  • O estado só faz atrapalhar a iniciativa privada e por tabela aos clientes.
    Parabéns ao Diretor Presidente da rede de supermercados São Luiz por enfrentar os burocratas e cobradores de impostos do Estado do Ceará.
    O Estado do Ceará arredaca muito dinheiro com impostos que a população paga, mas infelizmente gasta muito mau! Uma tristeza!

  • Claudio Lima disse:

    Tem vários erros de português no texto.
    Não sei se foram do jornalista ou do presidente.

  • Luiz Wagner Moreira disse:

    Só pode ser canalhice de direitista safado e covarde, inconformado com os seguidos reveses nas eleições estaduais.
    Por ser covarde, não tem hombridade de identificar-se.

  • Antonio Maciel disse:

    Já está passando da hora dos Governos Estadual e Municipal começarem a pressionar seus empregados por produtividade, exatamente como é feito aqui fora. Se isso não ocorrer, terão que inchar ainda mais essas máquinas públicas, e como consequência, terão que demandar ainda mais recursos dos contribuintes.

  • Fernando disse:

    Esse é o povo, Esse é o Brasil, esse é o Ceará, cadê a solidariedade, cadê a união? Deixam o empresário se expor sozinho, cada povo merece o que têm!!!
    Desculpem o humilde grafia portuguêsa.

  • DEVAL FREIRE MARTINS disse:

    Neto, estais jogando a culpa num inocente (Camilo).

  • Daniel disse:

    Essa demora acontece em vários tipos de comércio.

  • JOSE WILSON A SOUZA disse:

    Esse sistema realmente nao deveria ser posto em funcionamento sem uma análise prévia de sua capacidade para atender a demanda. Já tive que enfrentar uma fila enorme para efetuar pagamento de uma compra em uma casa de peças. Acabei desistindo e não efetuando a compra.

  • Quem faz parceria com governo doente a qualquer hora vai ter problemas, é óbvio.

  • José Raimundo de Oliveira disse:

    A demora no atendimento dos caixas não será pelo fato de a pesar de que a estrutura esteja construida com dezenas de caixas só dois ou três, normalmente, ficam abertos, obrigando o cliente a suportar filas enormes. Tenho a impressão que se abrissem, pelo menos a metade dos caixas, agilizava o atendimento ao cliente.

  • Marcelo Vasconcelos disse:

    Amadorismo das lideranças que implementaram o sistema. Todo mundo sabe o que é um projeto piloto ou protótipo. Serve justamente para evitar esse tipo de problema. Aumentar escala gradativamente.. Mas não, vamos implementar de qualquer jeito porque a sanha arrecadatória é inesgotável e urge.

  • Marcos Martins disse:

    Sou gerente de loja no riomar, e passo por esse problema ja tivemos dias que nao conseguimos emitir um compom fiscal, fazendo nota fiscal pelo modulo 2, tivemos problemas pq no modulo 2 a sefaz tambem na retornava, pedia 2 minutos e teve NF que so saiu no outro dia.

  • Jhônata Adams disse:

    Uso esse módulo fiscal em minha loja, tem horas que demora até 10 minutos para sair o cupom. A demora é enorme. Sem falar nas falhas constantes do siatema.

  • Geovanni disse:

    Meu Deus como é difícil trabalhar honestamente nesse país. Sei bem o que esse senhor está dizendo, pois tenho um mini-mercadinho (mini mesmo!) e fui obrigado a comprar esse famigerado “módulo fiscal eletrônica”, e não foi barato (pelo menos pra mim), coisa de 1,700 reais para check out, fora a instalação. Isso para um sistema que não funciona direito, que muitas vezes, principalmente nos dias e horários de pico, o cliente fica impaciente por ter que esperar por minutos para conseguir efetuar a compra, como explica texto supracitado. Tem minha solidariedade amigo!

  • Eldanir dias disse:

    Estou a favor do Sr. Neto pois a Sefaz está longe de uma boa tecnologia para se tirar uma nota demora uma eternidade e nos clientes queremos agilidade não eternidade .primeiro tem que se atualizar para se cobrar

  • Eldanir dias disse:

    Realmente site é péssimo demora muito primeira tem que se atualizar para depois cobrar.

  • Eldanir dias disse:

    Primeiro a Sefaz tinha que se atualizar para depois cobrar pois o sistema deles é do tempo do império péssimo. a lentidão não dá para esperar nota nos estamos na era digital e o sistema na era pré histórica

  • Paulo pinto disse:

    O Severino Neto tá coberto de razão o governo principalmente do PT só atrapalha a vida dos empresários que trabalha é dar emprego

  • Ronald disse:

    Há 3 deslizes no português. Um de pontuação, um de acentuação e um de grafia.

  • Alexandre disse:

    Conheço o Neto desde +- 1976 e sei que se ele tá insatisfeito é por que tem razão. Apoio seu pronunciamento e lhe dou total apoio e razão.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *