Cândido Pinheiro (ao centro), o fundador da empresa, no dia da estreia na Bolsa (Foto: Jocélio Leal)

Fortaleza – O lucro líquido do Hapvida atingiu R$ 788,3 milhões em 2018, um aumento de 21,2% sobre o ano anterior, com uma margem líquida de 17,2%, um ligeiro crescimento na mesma comparação. Segundo a empresa, a maior lucratividade da história do setor de saúde suplementar do País. No quarto trimestre, o lucro líquido teve um crescimento de 35,1% em comparação com o igual período em 2017, com aumento de 2,7p.p. na margem líquida. Em números absolutos, lucro líquido de  R$ 234,1 milhões.

Na semana passada o fundador o Hapvida, Cândido Pinheiro, figurou como o vigésimo mais rico do Brasil no ranking da revista Forbes, com US$ 2,3 bilhões (R$ 8,7 bilhões).
O resultado financeiro foi principalmente influenciado pelo ingresso líquido de cerca de R$ 2,5 bilhões em recursos oriundos da oferta pública primária de ações (IPO) ocorrida no segundo trimestre de 2018.
O EBITDA Ajustado atingiu R$ 990 milhões, um crescimento de 11,1% em relação a 2017.
O presidente Jorge Pinheiro destaca o menor índice geral de reclamações divulgado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), atingindo 2,37 reclamações para cada 10 mil beneficiários. A média das cinco maiores empresas foi de 4,16 reclamações (na indústria, a média é de 2,82).

Tais resultados são frutos do controle contínuo de custos (queda de 0,3p.p. na sinistralidade ajustada no ano). Para Jorge, demonstram o quão sólido é o crescimento orgânico, a competitividade do produto e o  acerto no modelo de negócio. A empresa verticalizar ao máximo s operações.

“No início de 2018, comunicamos a estratégia de crescimento orgânico da Companhia, em linha com o crescimento histórico, e indicamos a estratégia de aquisição de empresas, com perspectivas de negócios nas regiões Norte e Nordeste ainda no ano de 2018, e em outras regiões a partir do ano seguinte”, afirmou em comunicado.

O crescimento foi de 5,9% em número de beneficiários de planos de saúde, crescimento este 4 vezes maior que os cinco maiores players da indústria ex-Hapvida, e 18,6% de crescimento em planos odontológicos.

Foram adquiridas a carteira de cerca de 25 mil clientes da empresa Uniplam, com sede em Teresina (PI) e da Free Life, também com cerca de 25 mil clientes, no Ceará. Com isso, atingiu fatia de mercado (market share)de planos médicos de 29,2% no Nordeste e 24,0% no Norte, um crescimento de 1,5p.p. e 1,7p.p., respectivamente. Em planos exclusivamente odontológicos, subiu 2,7p.p. em 2018, atingindo 25,5% de participação de mercado nas regiões Norte e Nordeste.

Prevenir para baratear

No ano passado, começaram diversos projetos estratégicos, dentre os quais  programas de medicina preventiva para acompanhamento de diabéticos, pessoas com doença renal crônica e mulheres gestantes. No setor, funciona assim. Prevenir doenças evita o atendimento hospitalar. Bem mais caro.

Este ano começa a operação do primeiro hospital em Joinville (SC). O hospital de alta complexidade, localizado em uma das principais avenidas da cidade, marca a estreia do primeiro projeto de venda de planos de assistência médica fora das regiões Norte e Nordeste.

Mais clientes

O número de beneficiários apresentou crescimento de 5,9%, levando a um aumento de 1,7p.p. e 1,5p.p. de market share da companhia nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente, quando comparado com o quarto trimestre de 2017. Destaque para o crescimento nos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Amazonas.

O tíquete médio do segmento saúde apresentou crescimento de 12,2% em comparação com 2017. O tíquete médio é influenciado em razão do mix de vendas, pois os preços praticados são diferentes em cada praça e cada produto que a companhia atua. Nos planos coletivos, o tíquete médio também pode ser influenciado conforme o contrato.

O número de beneficiários de planos odontológicos apresentou crescimento anual de 18,6% no último trimestre nas regiões Norte e Nordeste. O market share atingiu 25,5%, com crescimento de 2,7p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Hapvida oferece os planos odontológicos a todos os clientes corporativos que já possuem planos de saúde contratados. Isto explica por qual razão o Norte e Nordeste têm maior peso na carteira do Hapvida.

 

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Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

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