Fortaleza – O lucro líquido do Hapvida atingiu R$ 788,3 milhões em 2018, um aumento de 21,2% sobre o ano anterior, com uma margem líquida de 17,2%, um ligeiro crescimento na mesma comparação. Segundo a empresa, a maior lucratividade da história do setor de saúde suplementar do País. No quarto trimestre, o lucro líquido teve um crescimento de 35,1% em comparação com o igual período em 2017, com aumento de 2,7p.p. na margem líquida. Em números absolutos, lucro líquido de R$ 234,1 milhões.
Tais resultados são frutos do controle contínuo de custos (queda de 0,3p.p. na sinistralidade ajustada no ano). Para Jorge, demonstram o quão sólido é o crescimento orgânico, a competitividade do produto e o acerto no modelo de negócio. A empresa verticalizar ao máximo s operações.
“No início de 2018, comunicamos a estratégia de crescimento orgânico da Companhia, em linha com o crescimento histórico, e indicamos a estratégia de aquisição de empresas, com perspectivas de negócios nas regiões Norte e Nordeste ainda no ano de 2018, e em outras regiões a partir do ano seguinte”, afirmou em comunicado.
O crescimento foi de 5,9% em número de beneficiários de planos de saúde, crescimento este 4 vezes maior que os cinco maiores players da indústria ex-Hapvida, e 18,6% de crescimento em planos odontológicos.
Foram adquiridas a carteira de cerca de 25 mil clientes da empresa Uniplam, com sede em Teresina (PI) e da Free Life, também com cerca de 25 mil clientes, no Ceará. Com isso, atingiu fatia de mercado (market share)de planos médicos de 29,2% no Nordeste e 24,0% no Norte, um crescimento de 1,5p.p. e 1,7p.p., respectivamente. Em planos exclusivamente odontológicos, subiu 2,7p.p. em 2018, atingindo 25,5% de participação de mercado nas regiões Norte e Nordeste.
Prevenir para baratear
No ano passado, começaram diversos projetos estratégicos, dentre os quais programas de medicina preventiva para acompanhamento de diabéticos, pessoas com doença renal crônica e mulheres gestantes. No setor, funciona assim. Prevenir doenças evita o atendimento hospitalar. Bem mais caro.
Este ano começa a operação do primeiro hospital em Joinville (SC). O hospital de alta complexidade, localizado em uma das principais avenidas da cidade, marca a estreia do primeiro projeto de venda de planos de assistência médica fora das regiões Norte e Nordeste.
Mais clientes
O número de beneficiários apresentou crescimento de 5,9%, levando a um aumento de 1,7p.p. e 1,5p.p. de market share da companhia nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente, quando comparado com o quarto trimestre de 2017. Destaque para o crescimento nos Estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Amazonas.
O tíquete médio do segmento saúde apresentou crescimento de 12,2% em comparação com 2017. O tíquete médio é influenciado em razão do mix de vendas, pois os preços praticados são diferentes em cada praça e cada produto que a companhia atua. Nos planos coletivos, o tíquete médio também pode ser influenciado conforme o contrato.
O número de beneficiários de planos odontológicos apresentou crescimento anual de 18,6% no último trimestre nas regiões Norte e Nordeste. O market share atingiu 25,5%, com crescimento de 2,7p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Hapvida oferece os planos odontológicos a todos os clientes corporativos que já possuem planos de saúde contratados. Isto explica por qual razão o Norte e Nordeste têm maior peso na carteira do Hapvida.