Reitoria da UFC: três professores disputaram o cargo de reitor na consulta à comunidade acadêmica (Foto: Aurélio Alves)

Rio de Janeiro – O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (20) a intenção de confirmar o nome de Denise Pires de Carvalho como nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Denise foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral. Obteve 9.427 votos e foi confirmada pelo chamado colégio eleitoral. A afirmação foi feita pelo presidente durante evento na Firjan, no Rio. Nesta tarde, saiu a lista tríplice da qual sairá o novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Do total 51 membros do Conselho Universitário da Instituição, o Consuni, votaram 48. Leia aqui sobre o resultado que confirmou Custódio de Almeida (25), Cândido Albuquerque (9) e Maria Elias (8). A lista segue para Brasília. Bolsonaro tem a palavra final.

“Hoje, devo assinar aqui o nome da nova reitora da UFRJ . Tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, bem como de mais chegados, é a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ. Eu disse reitora, já dei a dica de quem é. Eu agora sou o novo “homemfóbico”, afirmou.

A ratificação da escolha feita comunidade acadêmica da UFRJ pode ser um indicativo de como Bolsonaro deverá lidar com os nomes a serem levados a ele para assumir as instituições federais. As universidades enviam ao Ministério da Educação uma listra tríplice. Em seguida, o MEC remete ao Palácio do Planalto. Todavia, o presidente não tem a obrigação de nomear o mais votado na lista.

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles