Paulo Campelo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil-CE) (Foto: Divulgação)

Fortaleza – Cerca de 250 participantes, entre médicos e residentes das áreas de cirurgias geral, bariátrica, urológica, oncológica e ginecológica, além de acadêmicos das ligas de cirurgia de faculdades de medicina do Ceará vão se reunir na quinta e sexta-feiras (13 e 14) em Fortaleza.  Será a IX Jornada Cearense de Videocirurgia e Robótica, no Hotel Sonata de Iracema. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil-CE) promove.

A videocirurgia, denominada também cirurgia laparoscópica ou minimamente invasiva, é realizada utilizando pequenas incisões e com a utilização de uma ótica conectada a uma câmera. O presidente da Sobracil-CE, cirurgião geral e bariátrico Paulo Eduardo Campelo, diz que o método permite ao cirurgião realizar um procedimento com muito mais precisão, menos dor pós-operatória e rápida  recuperação ao paciente.

mais de 30 anos o Brasil faz este tipo de cirurgia.  Mas, na velocidade da evolução tecnológica, este tipo de procedimento avança. Tem íntima relação com o desenvolvimento de câmeras, óticas, pinças laparoscópicas e outros materiais cirúrgicos substituindo a conhecida cirurgia aberta realizada através de grandes incisões.

“Concomitante à laparoscopia, a cirurgia robótica, nos últimos anos, tem permitido ainda mais avanços na área cirúrgica. No Brasil, já  são 600 cirurgiões com habilitação em cirurgia robótica e aproximadamente 36 mil cirurgias realizadas em cerca de 58 sistemas robóticos instalados, em grande maioria, em hospitais particulares, diz Paulo Campelo.

Segundo Paulo, a videocirurgia no Ceará está consolidada. Ele aponta duas razões:  bons profissionais e estrutura hospitalar moderna. “A Sobracil-CE também vem constantemente se movimentando para trazer ao seu associado cursos de atualização e inovações na área”.

Programa

A Jornada da Sobracil terá cinco módulos específicos nas áreas de Cirurgia Geral, Digestiva e Proctologia; Cirurgia Bariátrica; Cirurgia Urológica; e Cirurgia Ginecológica, além de temas oncológicos envolvendo as várias especialidades. Serão realizados quatro cursos pré-jornada, abordando Histeroscopia; Suturas Laparoscópicas; Endourologia e Cirurgia Robótica com Treinamento em simulador.

A programação contará com cirurgias robóticas ao vivo nas especialidades de ginecologia e urologia que acontecerão no Hospital Monte Klinikum com transmissão do centro cirúrgico para o auditório do hospital restrita aos cirurgiões participantes da Jornada. Haverá apresentação de videocirurgias e trabalhos científicos

O evento conta com palestrantes na área de cirurgia videolaparoscópica de relevância na América do Sul.

Na esfera social, acontecerá na abertura da Jornada a apresentação de um documentário em homenagem aos 27 anos de trajetória do capítulo cearense da Sobracil e uma homenagem aos seus ex-presidentes, além de também uma homenagem póstuma ao membro da Sobracil, o médico Lusmar Veras, coloproctologista, entusiasta da videolaparoscopia e falecido recentemente. No encerramento, também haverá a eleição seguida da posse da nova diretoria do capítulo.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles