Torre eólica em parque instalado na Praia de Mundaú, no Ceará (Foto: Jocélio Leal)

São Paulo – A Casa dos Ventos assinou com a Vestas, líder mundial na fabricação de aerogeradores, contrato para fornecimento de 106 turbinas eólicas V150-4.2 MW para o complexo Rio do Vento,  no Rio Grande do Norte. Este é o maior contrato da fabricante dinamarquesa desde o início de suas operações no Ceará e, também, o maior acordo de fornecimento de aerogeradores já firmado pela desenvolvedora brasileira.

Além do fornecimento dos aerogeradores, a Vestas será responsável pela prestação de serviço de O&M (operação e manutenção) dos equipamentos por 20 anos na modalidade disponibilidade de energia – AOM5000.

A encomenda sairá da fábrica da Vestas no Ceará, enquanto que as pás e torres também serão produzidas localmente de acordo com as regras do FinameII do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

O projeto eleva o número de pedidos da Vestas para a V150-4.2 MW no Brasil para 1.508 MW. A notícia ocorre oito meses após a empresa ter anunciado planos para produzir o modelo da turbina no Ceará.

Este é o segundo acordo entre Casa dos Ventos e Vestas em menos de um ano. Somando, 596,4 MW em contratos assinados.

Em 2018, as empresas firmaram 151 MW em 36 turbinas do mesmo modelo para o complexo de Folha Larga, na Bahia. 

O projeto Rio do Vento se tornará um dos maiores complexos eólicos do mundo e possui, segundo a Casa dos ventos, em nota, capacidade de expansão e hibridização por meio da inserção de outras fontes.

O empreendimento já nasce com 445,2 MW e tem previsão de ser duplicado, alcançando uma capacidade instalada de 950 MW. Uma usina fotovoltaica está sendo projetada para se beneficiar da infraestrutura.

Com investimento de aproximadamente R$ 2,4 bilhões, a primeira fase tem previsão de iniciar operação comercial no segundo semestre de 2021.

Em sua total capacidade, o complexo eólico produzirá energia suficiente para abastecer mais de 1 milhão de residências.

A Casa dos Ventos é uma empresa do empresário cearense Mário Araripe e uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil.

Declara-se responsável por ter desenvolvido cerca de 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no País.  Os projetos eólicos da companhia estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí. 

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles