A  Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) considerou a escolha do tema da publicidade infantil, para a redação do Enem, um equívoco da parte dos organizadores da prova e, consequentemente do MEC, por se tratar de uma questão extremamente complexa e que não deveria ser tratada como fosse um tema de conhecimento geral dos estudantes.

 

“A publicidade infantil é um dos temas que estão em análise no Congresso, entre os cerca de 560 projetos que interferem no universo da atividade publicitária”, destacou o presidente da Fenapro, Glaucio Binder.

 

“Trata-se de um tema da maior profundidade para a atividade publicitária inclusive para a própria economia brasileira, e requer no mínimo uma noção do que é comunicação social”, afirma o presidente da Fenapro, ao destacar que, por sua importância e seu impacto sobre os negócios, o tema não deveria ser utilizado desta forma, como se fosse uma questão de conhecimento geral. “O risco é o Enem induzir à formação de opinião sem base suficiente sobre uma matéria complexa”, acrescenta.

 

A preocupação com os projetos de lei que cerceiam a liberdade de expressão comercial levou a Fenapro, em outubro último, a divulgar a Carta do Rio pela Liberdade de Expressão Comercial, documento que teve ampla repercussão junto a diversos segmentos da sociedade, e que será entregue aos parlamentares recém-eleitos.

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Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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