alemanha

 

 

O que para os brasileiros seria um motivo de meses de comemoração, para os alemães a vitória do tetracampeonato na última Copa do Mundo não levou mais do que alguns dias, e é esta a história que “A Glow of Happiness” retrata.

Com direção do brasileiro Ricardo Wolff, diretor de criação da BBDO de Berlim, e do fotógrafo alemão Sven Schrader  o curta-metragem mostra a saga de um torcedor que vive a melancolia de ver seus compatriotas, em tão pouco tempo, deixarem de comemorar a grande conquista da seleção alemã. Interpretado por Karsten Cizmowski, o personagem espalha cartazes com imagens que retratam a alegria dos alemães durante a Copa, após se ver sozinho no mesmo cenário poucos dias depois em que os jogadores da seleção foram aguardados por milhares de torcedores para celebrar a vitória.

Sem diálogos, o curta é conduzido pela trilha sonora composta e produzida por Mauricio Herszcowicz da produtora brasileira MugShot. “Comecei a escrever a música um mês após voltar de Berlim. A maneira como o Wolff e o Schrader retratam a cidade é muito singular e as cores que o personagem traz à história me fizeram lembrar de uma palavra em português que, apesar de ter sinônimos em todas as línguas, não possui tradução literal em nenhuma: saudade”, comenta o compositor.

“A Glow of Happiness” foi selecionado para participar do International Football Film Festival,  principal festival de cinema europeu que acontece em Berlim este mês e escolhe os melhores filmes do mundo sobre futebol. Na premiação, também serão apresentados longas de diretores consagrados como Emir Kusturica e Johan Kramer, fundador da agência KesselsKramer.

“As novas gerações de alemães cresceram com certo remorso em relação a todos os problemas históricos que o país enfrentou, mesmo sem terem a menor relação com o que aconteceu. Vi que essa foi a primeira vez, desde a Copa de 2006, quando a Alemanha foi anfitriã do evento, que os nativos tiraram as bandeiras para fora da janela e demonstraram orgulho por sua pátria. Essa vitória foi motivo de uma explosão de alegria sem ser carregada de culpa. Mas, como o próprio filme mostra, uma alegria passageira. Daí o título: A Glow Of Happiness.”, comenta o diretor do filme, Ricardo Wolff, que é nascido em São Paulo e mora em Berlim há cerca de 6 anos.

 

[vimeo]https://vimeo.com/119009533[/vimeo]

Tagged in:

,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles