Direto do The Metropolitan, em Nova York, a UCI Cinemas exibe, ao vivo, “Cavalheirismo Rústico” e “Pagliacci” no dia 25 de abril, às 13h30min.

Com uma nova produção evocativa de Sir David McVicar, o programa duplo trágico mais duradouro da ópera mundial – desde 1893 – retorna ambientado na mesma aldeia siciliana, mas em dois períodos de tempo. “Cavalherismo Rústico” mostra uma história repleta de amor, traição, vingança e machismo.

Já “Pagliacci” traz uma comemoração religiosa, típica da Itália, sem deixar o romance de lado. Os espetáculos encerram o calendário de óperas 2014/2015 na rede UCI. Ainda no primeiro semestre, a UCI leva ao público os balés Romeu e Julieta nos dias 2 e 3 de maio e “Ivan, o Terrível” , 6 e 7 de Junho. Ambos encenados pelo Bolshoi.

 

Marcelo Álvarez tem como desafio interpretar dois papéis: de Turiddu, em “Cavalheirismo Rústico”, e Canio, em “Pagliacci”. Eva-Maria Westbroek (CR) e Patricia Racette (P) são as heroínas desafortunadas, e Fabio Luisi, o principal condutor do The Metropolitan Opera, também marca presença. A designer Rae Smith projetou a atmosfera melancólica da praça de uma aldeia de 1900, cenário de Cavalleria, que se transforma em um posto de caminhões de 1948, para a trupe teatral de Pagliacci.

 

A ópera “Cavalheirismo Rústico” foi apresentada pela primeira vez em 1890, em Roma. Escrita por Pietro Mascagni, o espetáculo tem apenas um ato e se passa na Sicília. É domingo de Páscoa e todos aguardam o início da missa. Santuzza pergunta pelo seu amado, o soldado Turiddu, e descobre que ele havia saído para comprar vinho. Enquanto aguarda, ela descobre que Lola, antigo caso de Turiddu está tentando seduzi-lo novamente e decide contar ao marido de Lola. Alfio fica furioso e promete vingança.

 

Após a missa, todos vão comemorar na taverna de Mamma Lucia. Alfio chega ao restaurante e vai tirar satisfações com Turiddu, que o desafia em um duelo. Pouco tempo depois uma mulher aparece na taverna avisando que Turiddu está morto.

 

Já o espetáculo “Pagliacci” acontece durante a típica Festa de Assunção. Canio é chefe de uma companhia de teatro itinerante. Ele encontrou Nedda passando fome, cuidou dela e se casou com a jovem. Hoje, a mulher é uma das principais artistas da companhia e ele, muito mais velho, morre de ciúmes. O sonho de Nedda é fugir com Silvio, seu novo amor.

Quando chegam à cidade, a trupe é convidada para um brinde. Nedda decide ficar no vagão e é cortejada pelo corcunda Tonio. Ao reprimi-lo, ele promete vingança. O jovem Silvio vai ao encontro de Nedda para combinar uma fuga após o espetáculo. Tonio vê o casal se beijando e chama Canio, que interrompe o encontro enfurecido, mas não identifica Silvio, que consegue escapar.  Durante a apresentação Canio, desnorteado, interpreta um palhaço e contracena com a esposa, que se veste de colombina. As falas se confundem com a vida real e o homem começa a insultar sua mulher na frente do público. Cego de ciúmes, ele obriga Nedda a revelar o nome do amante. Como ela se nega, é apunhalada pelo marido. Na tentativa de se salvar, a jovem grita por Silvio que entra no palco e acaba golpeado por Tonio.

 

The Met: Cavalheirismo Rústico e Pagliacci

 

Data: Sábado, 25 de abril, às 13h30 (horário de Brasília)

Locais: UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza (Fortaleza), UCI Shopping Parangaba (Fortaleza),UCI Anália Franco (São Paulo), UCI Jardim Sul (São Paulo), UCI Santana Parque Shopping (São Paulo), UCI Kinoplex Norte Shopping (Rio de Janeiro), UCI New York City Center (Rio de Janeiro), UCI ParkShopping Campo Grande (Rio de Janeiro), UCI Kinoplex Plaza Casa Forte Shopping (Recife), UCI Recife Shopping (Recife), UCI Kinoplex Shopping Tacaruna (Recife),  UCI Kinoplex Independência (Juiz de Fora), UCI Ribeirão (Ribeirão Preto), UCI Orient Shopping Barra (Salvador), UCI Kinoplex Shopping da Ilha (São Luís) e UCI Bosque dos Ipês(Campo Grande)

Preço: R$ 60

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles