Mais de 64 professores da rede pública de Fortaleza irão participar nos próximos oito meses do curso Educonex@o, promovido pelo NET Educação, em parceria com o Instituto Crescer e com a secretaria de educação do município. O curso, com início em abril, além de ser realizado à distância, este ano vai contar com quatro encontros presenciais de 8 horas, dois no primeiro semestre e dois no segundo semestre.

 

Totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 40h de interações online), os professores do 6º ao 9º ano de 66 escolas municipais terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs.

 

A secretaria de educação poderá  escolher quatro temas, entre os disponíveis no Guia Crescer em Rede, para serem trabalhados com os professores ao longo do curso, como Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotion (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D), entre outros.

 

Como parte do projeto Educonex@o, a NET realizará a instalação de pontos de Internet banda larga e TV a cabo nas escolas, de acordo com a viabilidade técnica. O serviço será doado pela empresa para escolas da rede municipal de Fortaleza.  Os pontos de TV e internet banda larga ficarão à disposição de alunos e professores em áreas como biblioteca, laboratórios de informática e sala de vídeo.

 

“Esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza reforça o investimento da NET em projetos educacionais. Por meio do Educonex@o os professores têm oportunidade de ampliar o repertório. Além disso, estamos conectando escolas com serviços de TV por assinatura e banda larga. Essa é uma forma de oferecer aos envolvidos, professores e alunos, a oportunidade de se conectarem ao mundo da Internet de alta velocidade e também de utilizar a programação da NET em sala de aula”, explica Daniely Gomiero, gerente de Responsabilidade Social da NET.

 

Educonex@o é embasado nos 4 pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. 

 

“O Educonex@o chega à sua quinta edição com a proposta de preparar professores para que estejam cada vez mais conectados com os desafios que envolvem o processo de aprendizagem, sendo capazes de fazer uso mais criativo e inovador das tecnologias digitais de forma a envolver os alunos na aprendizagem. São muitos registros dos projetos aplicados junto aos alunos e blogs mostrando a inovação nas escolas”, afirma Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles