O GRAACC lançou um novo projeto chamado “Helpline de Desenhos”. Criada pela Ogilvy Brasil, a ação permitiu que crianças com câncer vivessem a surpresa de atender a uma ligação telefônica de seu personagem preferido, diretamente do hospital.

 

O objetivo desta ideia era levar mais alegria aos pequenos, ajudando assim na humanização do tratamento contra a doença.

 

A causa ganhou força com o apoio do canal pago Cartoon Network (Turner Internacional), que cedeu gratuitamente seus principais personagens. Cerca de 10 dubladores aceitaram participar do “Helpline de Desenhos”. Telefones de verdade, porém com temas infantis, foram colocados na brinquedoteca e pronto-atendimento do Hospital do GRAACC, que funciona na Vila Mariana, em São Paulo.

 

Sem imaginar quem estava do outro lado da linha, algumas crianças atenderam ao telefone que tocava. A emoção vem ao saber que quem fala é, por exemplo, o Ben 10, ou a Lindinha, Docinho ou Florzinha, das Meninas Super Poderosas. O dublador não apareceu para a criança para não acabar com a magia da paixão pelo personagem; porém estava em outra sala, dentro do próprio GRAACC.

 

A conversa estimulou os pequenos a fazerem o tratamento, mas acima de tudo buscou dar força para terem mais alegria num dia a dia com tantas dificuldades que o tratamento contra o câncer infantil impõe. Toda a conversa foi, antecipadamente, orientada pelo Dr. Antônio Sérgio Petrilli, quem ajudou a fundar o GRAACC, em 1981.

“A missão do GRAACC é promover a cura de crianças com câncer com qualidade de vida. Trabalhamos para garantir um tratamento de qualidade, com os mais avançados padrões científicos, mas também investimos na humanização do atendimento hospitalar. Essas ações trazem benefícios psicológicos e fazem bem para a autoestima do paciente, que aceita melhor o tratamento. A iniciativa Helpline de Desenhos teve um impacto muito positivo. Ao falar com seu personagem favorito, a criança entrou no mundo de sua fantasia, se divertiu e se distraiu. Esse momento de felicidade ajuda a amenizar a dura realidade enfrentada pelos pacientes e familiares ao longo da jornada de cura”, diz Dr. Sérgio Petrilli, superintendente médico do GRAACC.

[youtube]https://youtu.be/9sm0VJPZ3kc[/youtube]

 

Sobre o GRAACC: Referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas instituições do País, o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura do câncer infantil, alcançando índices de cerca de 70%. O GRAACC tem um hospital próprio e realiza mais de 26 mil consultas, 1,5 mil procedimentos cirúrgicos e 16 mil sessões de quimioterapia anualmente.  Com um orçamento de R$ 91 milhões anuais, atende em média 3 mil crianças e adolescentes por ano. Informações no www.graacc.org.br.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles