sth edisca ufc

 

Alunas da disciplina de Criação Publicitária, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrada pelo professor Gustavo Pinheiro, participaram da iniciativa Somos Todos Humanos 2015, quando instituições de ensino foram convidadas a criar campanhas para entidades beneficentes do Estado.

Por meio de sorteio, a equipe da UFC ficou com a missão de colaborar com a Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca).  O período de pré-produção durou dois meses, concluindo com a veiculação nas mídias do Grupo de Comunicação O POVO durante uma semana (16/8/2015 e 22/8/2015). A iniciativa é do O POVO e  Fundação Demócrito Rocha, com apoio do Sindicato de Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro-CE).

Todos os alunos participantes, das quatro instituições de ensino convidadas, que tiveram suas peças escolhidas para veiculação do STH 2015, concorreram ao Prêmio Orlando Mota, criado pelo Grupo de Comunicação O POVO em parceria com o Sinapro-CE. A equipe da UFC – Edisca foi uma das três premiadas.

Representantes da UFC, Edisca e Iprede, a segunda instituição contemplada com campanha pela UFC

 

Etapas – O objetivo da equipe foi desenvolver uma campanha para resolver um dos problemas de comunicação enfrentado pela Edisca. Após algumas visitas e entrevistas, a equipe delineou a campanha com a ideia de esclarecer o que é a Edisca e suas áreas de atuação, assim como convidar a sociedade a colaborar com a permanência do projeto. Com uma campanha que trouxe peças impressas para jornal, imagens para postagens em redes sociais, spot para rádio e comercial para a emissora do Grupo. “Entre os objetivos do planejamento do trabalho gostaríamos de propiciar ao público um estimulado nessas mídias com um conceito criativo e títulos interessantes. Elementos necessários que devem funcionar como convites para o leitor/espectador/agente conhecer mais do anunciante. Nesse contexto, tratamos o VT como uma peça importante nessa campanha”, detalha Joana Sales, que compõe a equipe junto com Jéssyca Sena, Lucineide Fonseca e Alynne Albuquerque.

“A grande surpresa foi que por fim, atingimos o objetivo da disciplina, ganhamos o apoio de toda a instituição de ensino, tivemos a oportunidade de ver nosso trabalho saindo da sala de aula e os resultados da campanha sendo materializado com a notícia que ocupamos o terceiro lugar, dentre as oito campanhas veiculadas no concurso”, complementa a equipe.

Este ano, a equipe escreveu um artigo sobre o trabalho realizado e representaram a UFC no Congresso da área da Comunicação, o Intercom, que possui duas fases: a regional e a nacional. O Intercom Regional 2016 foi realizado em Caruaru (PE) nos dias 7 a 9 de julho, quando apresentaram no Expocom (Categoria de Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) o anúncio impresso construído para a campanha e o filme publicitário. Lá, o filme foi premiado. Este representaria o Nordeste na Categoria Publicidade e Propaganda, modalidade Filme Publicitário.

Nos dias 5 a 9 de setembro, o filme publicitário produzido para a Edisca foi novamente apresentado. Agora, concorrendo ao prêmio Expocom Nacional 2016, realizado em São Paulo (ECA – USP) na categoria e modalidade descrita acima. Representou a região Nordeste e concorreu com outros filmes das outras regiões do país. A equipe conquistou o prêmio.

Abaixo, o filme produzido pela equipe da UFC para a Edisca:

 

 

 

 

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles