Os prêmios do Iguatemi Fortaleza foram recebidos pelo superintendente do Shopping, Wellington Oliveira, e pelo presidente da Jereissati Centros Comerciais (JCC), Fabricio Cavalcante

O Shopping Iguatemi Fortaleza conquistou o Prêmio Abrasce 2016, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers.  A conquista veio com a iniciativa Loja do Bem, que ocorreu entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 levou o ouro na categoria Marketing Eventos e Promoções.

 

Entre as práticas reconhecidas na edição deste ano do Prêmio Abrasce, estão campanhas de publicidade, promoções e ações inéditas voltadas para o consumidor, bem como seu retorno e originalidade; uso consciente de recursos, reutilização e reaproveitamento, parcerias com a comunidade, além de trabalhos desenvolvidos com a finalidade de atrair mais clientes e aumentar as vendas e, por consequência, a competitividade, oferecendo excelência nos serviços.

 

Os principais projetos foram destacados em cada categoria. No total, foram 136 inscrições, avaliadas por banca julgadora específica e qualificada, composta por profissionais de diversas áreas e representantes de empresas e institutos de pesquisa reconhecidos no mercado. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira, 12 de setembro, no Transamérica Expo Center – São Paulo.

 

A Loja do Bem, do Iguatemi, também foi o projeto inscrito que obteve a maior nota de todas as categorias disputadas, entre mais de 80 projetos finalistas de shoppings de todo o Brasil, o que rendeu o Prêmio Destaque da Abrasce.

 

A premiação foi realizada durante a abertura do 14º Congresso Internacional de Shopping Centers & Exposhopping, realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Dezenas de shoppings disputaram nas categorias ‘Marketing Campanhas Institucionais’, ‘Marketing Eventos e Promoções’, ‘Marketing Eventos e Promoções de Natal’, ‘Expansão & Revitalização’, ‘Novos Empreendimentos’ e ‘Newton Rique de Sustentabilidade’.

 

“É sempre gratificante receber reconhecimento e prêmios por um trabalho bem feito, mas a Loja do Bem como destaque nacional tem um sabor especial. É muito mais que uma ação de marketing, tem um significado social e reflete o belo gesto dos cearenses que compraram as latinhas transformando-as em sucesso de vendas. A ação foi perfeita porque conseguiu tocar o coração das pessoas e isso foi traduzido em melhorias para o Lar Amigos de Jesus”, destaca Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi.

 

Em 2015, o Iguatemi Fortaleza venceu o Prêmio Abrasce na Categoria ‘Revitalização/ Expansão’. Em maio deste ano, a Loja do Bem, uma iniciativa em parceria com a agência Bolero Comunicação, foi premiada internacionalmente como a melhor ação de propaganda no mundo, em eleição do site BestAdsOnTV.com, por promover visibilidade para a temática das crianças em tratamento contra o câncer.

 

Latinhas com sentimentos – A temática sensibilizadora da Loja do Bem consistiu em ajudar de forma original e lúdica uma instituição que acolhe crianças em tratamento contra o câncer, o Lar Amigos de Jesus. No local, os clientes do Iguatemi, entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, compraram 64.468 latinhas para embalar presentes estampadas com palavras cheias de sentimentos que traduzem o espírito natalino, como Paz, Amor,  Alegria e Esperança. A ideia inicial era vender 50 mil latinhas.

Foram mais de R$ 1.000.000,00 em mídia espontânea, com massiva adesão de celebridades que não cobraram cachê para divulgar a campanha em vídeos e fotos. Além disso, estima-se que 21 milhões de pessoas no Brasil e no mundo tenham sido impactadas por meio dos meios de comunicação e redes sociais.

 

Cada lata custava R$ 10, gerando um total de R$ 644.680, que foram integralmente revertidos em melhorias para o Lar Amigos de Jesus. Aos cuidados da Irmã Conceição, da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, o Lar Amigos de Jesus é mantido desde 1987 por meio de doações, ajudas financeiras e realização de bazares. Localizada no cruzamento das ruas Ildefonso Albano e Soriano Albuquerque, a instituição conta atualmente com 84 leitos para acolher crianças de 0 a 18 anos em tratamento contra o câncer e seus familiares.

 

Na instituição, são recebidos pacientes do Ceará todo e de estados do Norte e do Nordeste, normalmente encaminhados pelas secretarias de saúde ou pelos hospitais. No espaço, as crianças recebem alimentação, transporte para o tratamento, cesta básica, itens de higiene pessoal, lazer, medicamento e ainda participam de cursos e oficinas. Colaborações ao Lar Amigos de Jesus, podem ser feitas por meio dos telefones da instituição:  (85) 3226 3447 / 3067 6565.

 

Abaixo, a lista completa de vencedores: 

 

Expansão e revitalização

OURO

  • Rio Sul Shopping Center Expansão e revitalização RioSul 35 anos

Inaugurado em 1980, o mall passou por uma grande revitalização para comemorar seus 25 anos, mas faltava resolver uma das principais demandas dos clientes, o espaço dedicado aos cinemas. Vários obstáculos precisaram ser vencidos, como aquisição de terreno, negociações comerciais, viabilidade técnica e financeira e licenciamento. Hoje, o mall tem um cinema de última geração, com cerca de 3,6 mil metros quadrados de área, quatro salas VIP Platinum e duas Evolution. Para isso, o RioSul construiu um prédio anexo, com mais de 4 mil metros quadrados de área construída, para realocar a academia Bodytech. O espaço que antes era ocupado pelo cinema antigo abriga a loja Forever 21.

PRATA

  • BarraShopping Centro Médico II
  • Catarina Fashion Outlet Expansão de novas lojas

 

Marketing Campanhas Institucionais

OURO

  • Shopping MetrópoleNoite de Feira

O estacionamento descoberto do empreendimento, que fica em frente a uma das principais avenidas do centro de São Bernardo do Campo (SP), foi o local escolhido para montar a feira livre no shopping, que funciona entre 17h e 21h. A iniciativa foi fundamental para dar notoriedade para o shopping, devido à concorrência que se instalou na região. O ineditismo do projeto, a parceria com a prefeitura local e com a Cooperativa Coonagro e a importância do serviço prestado fizeram da Noite de Feira um sucesso. A ação permite que o cliente realize suas compras no mall e depois faça a feira com segurança e comodidade, criando um novo hábito entre os frequentadores.

  • Sonae SierraStep-9 Programa de Inovação Aberta

Por meio de uma estratégia digital que já vinha sendo posta em prática há quatro anos, focada na experiência do consumidor, a Sonae Sierra Brasil conquistou uma ampla audiência com seu público de interesse. Com base nisso, a empresa desenvolveu uma nova forma de obter contribuições, feedbacks e de trocar ideias com os seus clientes e também com pessoas interessadas no segmento de shopping centers: o Step-9. Trata-se de uma iniciativa de inovação aberta que envolve consumidores, clientes e pessoas em geral, interessadas em compartilhar suas ideias. Entre os fatores que impulsionaram o desenvolvimento da plataforma estão grande disponibilidade e mobilidade de recursos humanos (clientes e entusiastas por inovação) altamente qualicados e conectados com tendências de comportamento e consumo, e a alta disponibilidade de novas tecnologias e processos em outras empresas e futuros parceiros.

PRATA

Parque Shopping Maceió Semana da inclusão Parque Shopping

  • Shopping Eldorado Reposicionamento da marca: Shopping Eldorado – Viva o encontro
  • Shopping Leblon Campanha Outono Inverno 2016
  • Shopping TaboãoNossa gente, nosso orgulho

Newton Rique de Sustentabilidade

OURO

  • Shopping JardinsReciclabilidade: descarte solidário do Shopping Jardins transforma a vida de famílias em Aracaju

O shopping localizado em Aracaju (SE) investe constantemente em ações sociais e práticas em benefício do meio ambiente. Entre as iniciativas que têm por objetivo diminuir o impacto ambiental e fomentar a conscientização do público estão os pontos de coleta seletiva nas áreas externa e de alimentação, o Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV), que tem três caixas integradas para o depósito de resíduos, como baterias e óleo de cozinha usados, além de jornais e revistas. Todo o resíduo reciclável recolhido por meio do projeto Descarte Solidário é doado para a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) e chega a cerca de 100 famílias. Em média, são arrecadadas no shopping 32 toneladas de material reciclável por mês. Hoje, o projeto representa 18% da receita da CARE e o Shopping Jardins é seu maior contribuinte.

PRATA

  • Pantanal Shopping Basta um gesto: juntos sutentamos o bem
  • Shopping EldoradoProjeto Telhado Verde e os impactos na vida dos seus funcionários – Com a mão na terra, os colaboradores sentem a diferença
  • Supershopping OsascoChoque de gestão e ecoeficiência
  • Uberlândia Shopping Projeto: Economia e Sustentabilidade

 

Novos projetos

OURO

  • Shopping Metropolitano Barra – Um shopping muito além das vitrines

O empreendimento está localizado no novo centro metropolitano da Barra da Tijuca, área que faz parte do processo de desenvolvimento do Rio de Janeiro previsto há décadas pelo urbanista Lucio Costa. A região reúne hotéis, torres comerciais e residenciais e é palco dos Jogos Olímpicos 2016. O projeto arquitetônico do shopping teve como inspiração as montanhas do Rio de Janeiro e a integração da cidade com a Floresta da Tijuca. Espaços como praças e restaurantes foram voltados para fora, e os terraços foram projetados a fim de agregar o máximo da paisagem local à arquitetura. Inaugurado em 2013, o Shopping Metropolitano Barra registrou, em 2015, crescimento de 41% nas vendas em relação ao ano anterior, com um incremento de 22% no fluxo de pessoas.

PRATA

  • Nações ShoppingO novo gigante do Sul
  • Parque Shopping MaceióParque Shopping Maceió, você me faz melhor

 

Marketing – Eventos e Promoções de Natal

OURO

  • Palladium Shopping Center – Um sonho de Natal

Para o Natal de 2015, o mall localizado em Curitiba levou aos consumidores e lojistas dois espetáculos inéditos, criados pelo diretor e coreógrafo Maicon Clenk: Polaris. Um Sonho de Natal, para o qual foi produzido o maior globo de neve do Brasil, e A Família Neves. No primeiro, foram 13 apresentações realizadas durante os meses de novembro e dezembro de 2015, com duração de 20 minutos, que atraíram um público de mais de 26 mil pessoas. Para a apresentação de A Família Neves foi criado um miniteatro onde a família, composta por bonecos manipuláveis por atores, contava a história de duas crianças que brincam modelando bonecos de neve. O espetáculo aconteceu diariamente, de 6 de novembro a 31 de dezembro de 2015, sempre de 15 em 15 minutos, totalizando cerca de 1,3 mil apresentações. As ações contribuíram para o crescimento de 6% em vendas, comparado com o mesmo período do ano anterior.

PRATA

  • Boulevard Shopping BelémO incrível Natal de todos os sonhos
  • Golden Square Shopping CenterArtesão de sonhos
  • Maringá Park Shopping Center – Natal Celestial
  • ParkShoppingBarigüi Natal Mágico ParkShoppingBarigüi
  • Pátio Batel – Pátio Batel Natal 2015: Promoção viagem “Volta ao Mundo” com decoração “Parque dos Enfeites Encantados”
  • Shopping Ibirapuera- Se você fosse o Papai Noel, que presente você daria para o mundo
  • Shopping Metrô Tucuruvi – O maior Natal de rua da Zona Norte
  • Shopping Tamboré – Natal de fábulas Shopping Tamboré

Marketing – Eventos e Promoções

OURO

  • Pátio Batel Labmoda Pátio Batel

Com o intuito de fomentar um maior envolvimento com o mercado de moda e divulgar novos criadores, o Pátio Batel decidiu apoiar o LABmoda. Trata-se de uma iniciativa criada pela agência Infinito, empresa especializada no desenvolvimento de projetos e políticas culturais, esportivas e sociais, que tem como objetivo dar visibilidade à moda autoral e apresentar novas marcas do mercado de moda e design. Antes realizado em três dias e com apoio do shopping, o LABmoda aconteceu num período de 44 dias, ganhou um novo formato de apresentação, conquistou um público mais amplo e, consequentemente, mais visibilidade. O LABmoda Pátio Batel foi realizado numa loja temporária com cenografia exclusiva, corners para venda de produtos e contou com eventos diários. Durante o LABmoda, o aumento de fluxo foi de 13,04% em relação ao mesmo período do ano anterior. O próximo Lab Moda Pátio Batel será realizado em outubro e novembro de 2016, com o mesmo formato da edição anterior.

  • Shopping Center Iguatemi FortalezaLoja do Bem

Na busca por um projeto social que pudesse gerar uma grande empatia com a sociedade e que tivesse um grande resultado, a Loja do Bem levou para dentro do Iguatemi um ponto de venda que teve como principal produto os bons sentimentos para serem compartilhados. No espaço, foram comercializadas embalagens estampadas com palavras que traduzem o espírito natalino, como paz, alegria, esperança e amor. Cada lata custava 10 reais, e todo o valor da renda foi revertido em melhorias para o Lar Amigos de Jesus, uma instituição filantrópica que apoia crianças carentes e familiares em tratamento contra o câncer. A Loja do Bem teve uma peculiaridade que fez a diferença em sua execução: ela foi idealizada a partir de um espaço no shopping que estava desativado, revitalizando uma área do empreendimento.

  • Shopping Center Norte Festa do Pijama com o Coelho da Páscoa

Há 32 anos em operação, o shopping aproveitou o período da Páscoa para estreitar o relacionamento com os clientes mais próximos. Com base no Customer Relationship Management (CRM), foram convidadas 60 crianças entre 5 e 10 anos para passar uma noite nomall. A Festa do Pijama com o Coelho da Páscoa aconteceu em dois dias, com 30 participantes em cada um deles. A praça de eventos foi ambientada como acampamento, e cada barraca foi personalizada com o nome do participante e recebeu pijamas da Puket, ovos de Páscoa e chocolates da Cacau Show e kit Colgate para higiene pessoal. As atividades de recreação se iniciaram às 22h, horário de fechamento do shopping, com oficinas de artesanato e contação de histórias. Após lancharem e colocarem os pijamas, os pequenos partiram com os instrutores para uma caça aos ovos pelos corredores do empreendimento. Depois da noite de sono, foram despertados pelo Coelho da Páscoa, que os convidou para um café da manhã.

PRATA

  • Brasília Shopping Mercadinho do Brasília
  • Partage Shopping Betim Campanha de popularização do Teatro e da Dança no Partage Shopping Betim
  • Salvador Shopping Festival Viver Bem
  • Santana Parque ShoppingSantana Summer Festival
  • Shopping Barra – Prêmio Barra Mulher
  • Shopping JK Iguatemi Drive in Kids – o 1º drive in criado especialmente para crianças em um shopping center
  • Shopping JK Iguatemi O 1º festival de food trucks pensado especialmente para crianças no JK Iguatemi
  • Shopping Serrinha Show de Talentos do shopping serrinha, o shopping da região
  • Shopping Vila VelhaÁrea de eventos do Shopping Vila Velha
  • Várzea Grande ShoppingCampanha interna para lojistas “Loja Aberta, Vantagem Certa”

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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