Douglas Tsukimoto, Diretor de marketing da JCDecaux Brasil, apresentou os dados

 

A JCDecaux SA (Euronext Paris: DEC), empresa francesa especializada na fabricação e e instalação de mobiliário urbano e publicidade exterior, apresentou em Fortaleza o resultado de um estudo sobre o comportamento das gerações sob uma ótica geográfica, que evidencia hábitos e singularidades no comportamento de três gerações analisadas de acordo com a região onde vivem.

 

Aplicando esta inteligência geográfica inédita no Brasil, o estudo analisa o consumidor de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre sob uma nova ótica, que permite a descoberta de verdadeiras cidades dentro de uma cidade. Conhecer estas características permitirá que agências e anunciantes desenvolvam campanhas muito mais focadas e efetivas, conversando de uma maneira muito próxima com seu público”, afirma Ana Célia Biondi Rodriguez, diretora-geral da JCDecaux do Brasil.

 

O desenvolvimento do estudo contou com a colaboração de Karla Patriota, pós-doutora pela Universidade de Cambridge (UK) e analisou o comportamento de Boomers, Geração X e Millenials. Realizado a partir do EGM – Ipsos Connect, a pesquisa vai além das particularidades de cada geração e identifica as diferenças no comportamento de pessoas de uma mesma faixa etária em nove grandes cidades do país.

 

“O estudo cartográfico das gerações, em nove importantes mercados brasileiros, revela, por meio da linguagem universal dos mapas, muito mais do que a localização dos nossos targets. Ele incorpora a natureza geográfica aos modelos quantitativos e qualitativos de inferência e revela diversas variáveis sócio-econômico-demográficas e comportamentais de três gerações: descortina relevos, características, formas e os interesses de consumo das pessoas, afirma Karla Patriota, consultora Ipsos e responsável pelo estudo no Brasil.

 

Um novo conceito apresentado foi o de nômades urbanos, pessoas que superaram as barreiras já conhecidas de classe social, porém acabam enfrentando as barreiras impostas pelo trânsito, pelas dificuldades de deslocamento e pelo tempo.

 

A apresentação do estudo, em Fortaleza, ocorreu no hotel Gran Marquise, com o apoio do Sinapro-CE.

As gerações estudadas foram:

  • Boomers (mais de 55 anos)
  • Geração x (de 35 a 54 anos)
  • Millennials (de 18 a 34 anos)

 

Abaixo, as características de cada um, no geral:

 

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About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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