Fortaleza ganha um novo espaço colaborativo, neste sábado, 21 de abril, voltado para a valorização do design, do artesanato e da economia criativa: a Casa Sem Medida, que surge como um ponto de encontro para a troca de experiências e divulgação do design autoral cearense em todas as suas vertentes, como ainda para o entretenimento e à produção cultural. Cada espaço d’A Casa abriga mentes criativas, que se norteiam pela economia colaborativa, o consumo consciente e o design como elemento diferencial.

No ambiente d’A Casa, aonde era a sala do imóvel, está agora A Loja da Casa. A multimarcas funciona como um showroom de designers, estilistas e criadores autônomos independentes, em comando integrado e colaborativo, ao reunir inicialmente oito marcas autorais cearenses que têm no seu DNA o design como elemento de diferenciação. São artistas da forma, que desenvolvem artesanal e minuciosamente roupas, artefatos e joias, privilegiando a qualidade, a criatividade e a exclusividade de cada peça.

Em joalheria, três marcas com estilos únicos enriquecem o espaço d’A Loja da Casa: a Elemento Fio, pela arquiteta Suyenne Lemos; a Padma, da designer Evelyn Matthews, e Telma Aguiar com sua Joalheria Contemporânea. Na moda, a criatividade e talento de Monique Dieb (na Tulipa), como das irmãs Monike, Marcelle e Manuella Oliveira (pela K); de Angélica Freitas com Jô de Paula (na Todos os Poemas) e de Ellen Mesquita (pela Freakstein) se mesclam para oferecer ao público um mix de peças que brincam com os desejos e imaginários. A Tirachic completa o time com acessórios femininos e objetos de decoração, desenvolvidos por Cláudia Capeto e Ione Pioner.

As oito marcas d’A Loja Da Casa:

Elemento Fio – As joias da Fio se caracterizam pelo desenho limpo, simples –  elementar- que por vezes dialoga com a rigidez geométrica do desenho técnico, para no momento seguinte, fluir livre seguindo o contorno irregular de uma pedra bruta. As peças são conceituadas, projetadas e executadas pela Arquiteta Suyenne Lemos.

K – É uma marca de moda com espírito de Startup. As peças, produzidas na cor preta, utilizam o conceito “all black”. Com estilo prático e atemporal, as peças da K ganham diferencial por seu mix de tecidos, nervuras, texturas e aplicações, em muitos casos artesanais, como os bordados e crochês. Criada pelas irmãs Oliveira (Monike, Marcelle e Manu), segundo Monike resume “o nosso estilo vai do básico ao nada básico”. #learnbydoing #BlackIsAlwaysTheNewBlack

Padma – Tem como inspiração transformar vivências, experiências e emoções em uma jóia, num produto com sentimentos únicos e verdadeiros. Essas histórias são transformadas em joias autorais pela designer Evelyn Matthews. “Nosso nome já transmite o que sentimos na alma – pureza”, ressalta a criadora.

Tulipa – É cearense, é do mar, é da cidade. Vive o clássico e o novo ao mesmo tempo. As peças de vestuário buscam expressar leveza, força, simplicidade e o carinho pelas pessoas. A Tulipa dialoga com o espírito itinerante de Fortaleza. Em três anos de existência, a marca busca ver o novo, através das peças, já tendo participado de eventos como o Babado Coletivo e o Dragão Fashion Brasil, além de colaborações constantes com artistas visuais, ilustradores, fotógrafos e músicos da cena local.

Todos os Poemas – Na parceria e celebração de mais de 10 anos de cumplicidade entre as inquietas designers Angélica Freitas e Joana de Paula, nasceu a marca de moda Todos os Poemas, que se utiliza do design aliado ao artesanato para criar uma roupa simples e ao mesmo tempo sofisticada. Priorizando o exercício criativo, a experimentação e o cuidado com cada peça produzida à mão.

O vestuário da marca está incrustado de poesia bordada por mãos e gestos, cuidadosamente criados e desenvolvidos junto com artesãos e artistas cearenses, na valoração e compromisso com o processo artesanal de cada peça, em edições limitadas. Blusas e vestidos em linho, intensidade e paixão visceral escritos com linha no carrossel de imagens de cada coleção-poemeto.

Telma Aguiar Joalheria Contemporânea – Tendo a natureza como inspiração e aplicando conceitos inovadores, a joalheira desenvolve peças criativas em diversos materiais para compor joias personalizadas. A formação e experiência internacional, obtidas em quatro anos de estudos e participação em exposições e eventos na Europa, estabeleceram a base criativa para as peças produzidas, cujos elementos básicos buscam contar histórias e experiências através da joalheria contemporânea.

Freakstein – Fundadora e CEO da marca, Ellen Mesquita, cearense de Fortaleza e residente em São Paulo, é publicitária pós-graduanda em Marketing e Gestão. O empreendedorismo sempre presente em sua vida fez nascer a Freakstein, marca de roupa conectada com o urbano, o digital e o lifestyle da geração 18-24, tendo no design a essência da marca. Num universo de redes sociais, exposição e mídias, em que todos tentam vender o seu melhor lado, querendo ser personagens de si mesmos, a Freakstein vai de encontro a esse pensamento e convida o seu público a abraçar o lado mais estranho e que nos torna reais. Tudo possui falhas.

O conceito e posicionamento da marca transmitem a crença da equipe criativa: “Todos somos diferentes, cada um com sua estranheza. É importante nos aceitarmos e abraçar o nosso lado estranho”. Assim, a primeira coleção conta com produtos limitados e numerados, que são unissex e transmitem essa distinção conceitual e real em todas as peças. Em breve, a marca lançará novos itens. No mercado desde 2016, embora recente, além de vendas online, a Freakstein já está presente em Brasília, São Paulo e também agora em Fortaleza, na Casa Sem Medida.

Tirachic – Tiras de tecidos entrelaçadas com infinita beleza são a essência da marca de acessórios femininos e objetos de decoração. Produzidos com sensibilidade, bom gosto e com todo trabalho feito à mão, a Tirachic tem valor próprio, seja pela matéria-prima selecionada, pelo design, como também pela variedade de cores utilizadas. Sem falar do tempo! Sim, cada peça tem o seu tempo próprio até ser concluída, mas o resultado desse processo é sempre singular. A sofisticação começa pela variedade e qualidade dos tecidos, ressignificados na proposta sustentável, sem desperdícios da matéria-prima. Outro diferencial são as tramas, desenvolvidas com criatividade, beleza e exclusividade. Em tempos de Made in China, Tirachic é luxo!

A história da marca nasceu há mais de 10 anos, do feliz encontro casual entre as artesãs Claudia Capeto (Rio de Janeiro) e Ione Pioner (Rio Grande do Sul), ambas vivendo no Ceará. Desde então, a dupla não para de alinhavar ideias, histórias, projetos, sonhos e esperanças de um mundo melhor, mais leve, colorido e sustentável.

As ambiências e serviços da CASA SEM MEDIDA

O somar multiplica. Da necessidade de mais espaços criativos e de colaboração em Fortaleza, a Casa Sem Medida surge como ponto de encontro para a troca de experiências, a divulgação do design autoral cearense, o entretenimento e para a produção cultural.

A Casa é composta de cômodos, e estes compostos por pessoas. Em três dos quartos ficam a Miligrama Design — estúdio de design gráfico e produtora audiovisual com trabalhos premiados dentro e fora do Ceará—; a Liga — produtora que atua na criação, produção e difusão de narrativas audiovisuais, gerando transversalidade e cooperação entre criadores, produtores, exibidores e investidores — e a Prado Arquitetura — responsáveis pelo projeto da Casa e que, juntas, têm mais de 50 anos de experiências em arquitetura.

Por último, na garagem, um espaço multiuso. Pela manhã, o ambiente serve a reuniões, workshops, palestras, cursos, projeção de filmes, como refeitório e tudo que as mentes do nosso mercado criativo consigam propor. À noite, o mesmo espaço vira o Bar Clandestino, ponto de apoio gastronômico e etílico aos eventos d’A Casa e local de encontro na formulação de ideias.

SERVIÇO: ABERTURA DA CASA SEM MEDIDA

Espaços: Miligrama Design, Liga, Prado e Arquitetura; Espaço multiuso e Bar Clandestino; Loja da Casa (com as marcas Elemento Fio, Padma, Joalheria Contemporânea, Tulipa, Todos os Poemas, K, Freakstein e Tirachic).

Endereço: R. José Vilar, nº 3040 – Dionísio Torres

Abertura: Sábado, 21, às 16h;

Horário da loja – De terça a sexta-feira, de 10h às 19h. Aos sábados, de 10h às 18h;

Instagram:

@casasemedida

@alojadacasa

@elemento_fio

@freakstein

@temaguiarjewelry

@tirachic

@todos_os_poemas

@soul_padma

@usetulipa

@usek_

@bar.clandestino

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles