O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará com um posto de coleta para doação de sangue no Shopping Iguatemi, em Fortaleza, desde a última terça-feira, 2 de abril.  O espaço tem capacidade para atender 40 doadores por dia. Os voluntários poderão, além de doar sangue, se cadastrar para doação de medula óssea. A unidade atende no primeiro piso do Iguatemi Expansão, em frente à Praça de Convivência. O cadastro de medula óssea será realizado de segunda a sábado, das 10 às 15 horas, e aos domingos, das 13 às 15 horas. Já a doação de sangue será das 15 às 22h, de segunda a sábado, e das 15 às 21h, no domingo. A previsão é que o posto fique no local por três meses, até o dia 2 de julho.

Também no dia 2, o Hemoce iniciou a nova campanha para doação de sangue e o aplicativo DoeSangue, que facilitará o processo da doação. “O feriado da Semana Santa costuma ter uma necessidade de transfusão maior até do que no Carnaval. Por isso, a gente lança essa campanha para relembrar à população para se programar e antes do feriado ajudar a quem espera pela solidariedade do outro”, ressalta Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

“Temos muito prazer em ajudar ações de responsabilidade social. Sabemos da importância de manter o estoque de sangue do Estado abastecido e da necessidade de se conseguir novos doadores de medula. Por isso, acreditamos que receber a unidade móvel do Hemoce ajudará nessas duas tarefas por recebermos diariamente um grande fluxo de pessoas”, destaca Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Fortaleza.

Doadores – Para doar sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou pelo responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Todo o processo de doação leva de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano, e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles