A União do Povo de Santa Edwiges e a Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, com o apoio da Doritos, realizam no próximo dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 14h, o Seminário Juventude, Diversidade e Periferia, evento que marca o lançamento do Projeto Periferia em Pauta.


O Seminário é gratuito e aberto ao público. A participação conta como um dos critérios para quem desejar fazer parte do Periferia em Pauta. O projeto tem por objetivo formar uma agência de Comunicação Alternativa na comunidade do Curió, realizando formações sobre técnicas e teorias sobre temas como jornalismo, fotografia, redes sociais.

Voltado, em sua primeira etapa, para pessoas LGBTQI+, as atividades do Periferia em Pauta serão todas gratuitas, mas com vagas limitadas. O Seminário Juventude, Diversidade e Periferia realiza duas mesas, com os seguintes temas a serem discutidos:

“Do quarto de despejo a cultura pop” – onde conversaremos como e porque a periferia, antes exclusivamente marginalizada, agora alça espaço e compõe uma estética cada vez mais apropriada pela grande mídia, pela indústria do entretenimento e pelos grandes mercados; e terá as convidadas: Lidia Rodrigues, Talles Azigon e Cícera Barbosa.

Claudicelio Rodrigues

“Diversidades que se diversificam” – onde conversaremos sobre os conceitos de diversidade, sexual, cultural e de gênero, partido do histórico das lutas e pautas LGBTQI+, desde quando a mesma passou a se autodenominar GLS até os dias atuais.
Convidadas: Labelle Rainbow, Ingrid Pontes e Professor Dr. Claudicélio Rodrigues.

Bairro Curió

Após o Seminário teremos a Reinauguração da Biblioteca LGBTQI+ Arte de Amar, que passará a se chamar de Biblioteca LGBTQI+ Professora Dra. Luma Andrade, em Homenagem a Cearense Luma Andrade, primeira Travesti Doutora que também é Professora da Unilab.

Haverá também um coquetel de confraternização do Arte de Amar, coletivo LGBTQI+ da União do Povo de Santa Edwiges, com a Feira da Economia Colorida. A programação tem apoio da empresa Doritos, que se destaca no cenário nacional pelo amparo, colaboração e patrocínio de ações que fomentam a economia.

Talles Azigon

Programação completa do Seminário Juventude Diversidade e Periferia

14h – Abertura com a Fala das Presidenta Nilza Farias
14h15 – Fala das representatividades
14h30 – Mesa redonda: “Diversidades que se diversificam” com Labelle Rainbow, Ingrid Pontes e Professor Dr. Claudicélio Rodrigues
16h – Mesa redonda: “Do quarto de despejo a cultura pop com Lídia Rodrigues, Talles Azigon e Cícera Barbosa
17h30 – Café com a Reinauguração do Biblioteca LGBTQI+ Professora Dra. Luma Andrade
18h às 22h – Feira da Economia Colorida, atrações: Lançamento do Livro O Casulo Dandara da Escritora Vitória Holanda, Dj Duda Silva, Elivânia Monte e Banda + Feirinha com produtos de expositores LGBTQI+

Serviço
Seminário Juventude, Diversidade e Periferia
Quando: sexta-feira, 13 de dezembro, a partir das 14h
Onde: Sede da União do Povo de Santa Edwiges (Rua George Sosa, 97)
Gratuito e aberto ao público
Informações: @perifaempauta (no Instagram e Twitter)

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles