Imagem aérea de Baturité

Sebrae realiza ações em Baturité (Foto: Divulgação)

A Rede Integrada de Atendimento Salas do Empreendedor do Maciço, lançada no último dia 25, é uma parceria entre o Sebrae-CE e prefeituras municipais, para orientar de perto pequenos empreendedores na região. Com o objetivo de garantir a qualidade no atendimento a esses negócios, a meta de cada Sala é conseguir o Selo de Referência em Atendimento do Sebrae.

A parceria do Sebrae com as Salas visa desenvolver economicamente as regiões, formalizar os empreendedores e estimular a longevidade, a competitividade e a inovação desses negócios. De acordo com a articuladora do escritório do Sebrae na Região do Maciço de Baturité, Fabiana Gizele, as Salas do Empreendedor são um importante braço do Sebrae para atingir o maior número de empresas em atendimentos regionais e estaduais.

“Nós temos como propósito estar mais perto dos microempreendedores e dos micronegócios. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) representam hoje uma média de 60, 70% nos territórios”, indica. A região do Maciço, atualmente, conta com pelo menos oito Salas do Empreendedor totalmente integradas e pleiteando o Selo Sebrae de Referência Nacional em Atendimento.

Fabiana explica que a certificação garante a munição dessas salas com qualificação, orientação e formatação de serviço, para que se atinja o nível padrão de serviço em todas as salas que levam a marca do Sebrae. Além dessas oito, a região conta com três em curso de formalização e duas em fase de integralização, com consolidação planejada ainda para 2022.

“O Selo empodera e compromete no tocante ao conhecimento, à clareza e ao profissionalismo no atendimento. Acreditamos que à medida que essas Salas se profissionalizam, melhoram o lastro de sua atuação bem como a qualidade do seu serviço. Mais empresas são atendidas, e atendidas com qualidade”, destaca a articuladora.

Até o final deste ano, a meta do Sebrae é conseguir atingir todos os municípios do Maciço de Baturité com Salas do Empreendedor, assim potencializando as ações do projeto, a capacitação desses negócios e, consequentemente, a economia local.

Salas do Empreendedor

São espaços destinados aos atendimentos de quem quer empreender ou já possui um pequeno negócio. Com foco em abertura, formalização, declaração, atendimento qualitativo, palestras, oficinas e orientações para crédito, funcionam como uma parceria entre Sebrae e gestão pública. Enquanto o Sebrae procura formatar uma estratégia de atendimento que permita disponibilizar conteúdos, informação e padrões de serviço, as prefeituras contribuem com elementos como salas, internet, e recursos humanos.

Selo Sebrae de Referência Nacional em Atendimento

Metodologia de avaliação baseada em critérios que refletem o esforço para atender às necessidades dos clientes apoiados pelas Salas do Empreendedor. Por meio de um sistema de pontuações, atribui-se o Selo aos parceiros da rede de atendimento. O objetivo é reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados, promover integração, fortalecimento e qualificação e ampliar a oferta de soluções de gestão empresarial nos territórios.