Datas comemorativas são momento ideal para investir no online (Foto: Unsplash)

Estar online, especialmente após a chegada da pandemia, tornou-se vital para qualquer negócio. Porém, não basta estar nas redes sociais: é preciso uma estratégia digital bem pensada e conhecimento sobre o público-alvo para se dar bem nas vendas. Neste segundo semestre, as datas comemorativas são uma oportunidade para que micro e pequenas empresas coloquem seu nome em evidência e consigam aumentar os lucros. 

Com a proximidade do Dia das Crianças, um dos momentos de maior fluxo comercial dos próximos meses, o Sebrae reuniu 5 dicas para te ajudar a melhorar sua presença no ambiente virtual. Confira:

1) Se prepare para a data

Os primeiros passos para que uma campanha dê certo para os clientes é investir nela internamente. Planeje bem os investimentos necessários, a logística e quais serão os melhores fornecedores e parceiros, além de mapear os concorrentes.

2) Invista na equipe

Muitos negócios precisam contratar vendedores para vendas em ambiente físico durante os períodos mais intensos do calendário comercial – e não é porque seu negócio focará no online que a necessidade de incremento deve ser ignorada. Se necessário, contrate serviços qualificados de marketing, design e tecnologia. Caso já tenha uma equipe montada, capacite-a para estar apta às novas formas de atendimento.

3) Tenha canais de comunicação funcionais

Estando apenas nas redes sociais ou também em um site próprio, ter canais de comunicação ágeis e claro é muito importante para o sucesso das vendas. Invista em quantos formatos puder atender bem: chat, e-mail e também um número de telefone ou WhatsApp, que deve estar sempre visível na comunicação da marca. Os canais funcionam para auxiliar clientes antes e durante a compra, e também para fidelizá-los, no pós-venda.

4) Seja transparente

Exponha com clareza as políticas de frete e prazo de entrega, respeitando os termos legais das regras obrigatórias vigentes para lojas virtuais. Além de evitar problemas para vendedor e cliente, esse é um fator que traz confiabilidade para seu negócio.

5) Coloque seu produto em várias “vitrines”

Há várias maneiras de fazer seu produto circular na internet – e todas são válidas, desde que bem utilizadas. Uma das principais formas de vender online hoje é através dos anúncios nas redes sociais ou links patrocinados nos buscadores (a exemplo do Google), mas não há fórmula mágica. É preciso começar fazendo testes com pequenos investimentos para medir os resultados.

Participar de marketplaces, como Amazon e Magazine Luiza, e investir em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, utilizar estratégias de marketing para que seu conteúdo se destaque na internet, também é essencial para ser visto por potenciais clientes no maior número de ambientes digitais possíveis.

LEIA MAIS | LGPD: conheça as ações do Sebrae para ajudar empreendedores