Encontrar bons colaboradores é um objetivo comum entre os empreendedores, afinal, a partir de uma boa escolha, a empresa só tem a ganhar em diversos aspectos, como produtividade, qualidade no atendimento, vendas mais robustas, fluxo interno e rendimento da equipe.

Com a praticidade das plataformas digitais, o LinkedIn se mostra como um auxílio interessante nessa procura por boas contratações, especialmente para funções mais técnicas ou gerenciais. A rede social disponibiliza um espaço para mostrar vagas disponíveis e, de forma gratuita, busca ser a ponte entre empresas e trabalhadores em busca da oportunidade ideal.

Para usar a ferramenta, existem dicas chaves para fazer a contratação ideal e captar ao máximo os talentos que são compatíveis com a procura da sua empresa. Confira a seguir um guia prático de como usar o LinkedIn para encontrar os funcionários certos e melhorar ainda mais o desempenho da sua empresa.

Uma das missões do Sebrae é esclarecer sobre plataformas digitais que tornem o seu trabalho cada vez mais dinâmico e assertivo

Entenda o perfil do profissional a ser contratado

Antes de divulgar uma oportunidade, é importante ter clareza sobre os requisitos do cargo, independente dos meios para divulgação da vaga. Para anunciar a oportunidade no LinkedIn, é preciso considerar os atributos que o profissional desejado deve ter. Neste momento, é importante pensar a partir de duas perspectivas: conhecimentos técnicos e competências comportamentais.

O primeiro é essencial para que a função seja corretamente exercida, com precisão e sem falhas, enquanto o segundo possui até maior importância, pois permite que o trabalho seja executado com proatividade e alinhado aos valores e a cultura do negócio, permitindo maior engajamento e um bom clima na empresa.

Ao ter tudo isso bem estabelecido, chegou o momento de explorar o LinkedIn e procurar qual candidato está mais próximo às características elencadas.

Forneça uma descrição clara e completa na vaga

No LinkedIn, o espaço para falar sobre a oportunidade de emprego é bem amplo. Nele, é possível adicionar informações diversas, como os requisitos básicos para a vaga, além de dados complementares.

Neste momento, é ideal ser bem descritivo para que as inscrições sejam realmente compatíveis. Ou seja, detalhe o nível de escolaridade exigido, assim como conhecimentos específicos em idiomas ou cursos, se for o caso.

No mercado de trabalho, é comum esperar algum tipo de experiência na área em que a vaga está sendo ofertada, mas é um ponto que vale pensar bem: profissionais que estão no início de carreira podem desenvolver as atribuições listadas com um bom treinamento? Se sim, pode ser válido contratar pessoas sem experiência, observando outras situações que possam ser aplicadas no ambiente de trabalho, como engajamento em trabalhos na faculdade ou escola, ou situações onde se observou liderança.

Lembre-se de mencionar detalhes pontuais sobre a jornada de trabalho, como os dias da semana e a quantidade de horas. Além disso, o regime — CLT ou PJ — também deve estar claro na descrição.

É recomendável informar o salário desde o primeiro momento, primeiramente para ajudar nas candidaturas com perfil alinhado, e principalmente, demonstrar que a empresa atua de forma transparente em todos os seus processos.

A tendência é que apenas pessoas que concordam e se adequam aos requisitos tentem concorrer à vaga, facilitando o processo de recrutamento.

Como selecionar os melhores candidatos pelo LinkedIn?

Após o recebimento dos currículos, é importante fazer uma triagem das inscrições que devem permanecer e daquelas que precisam ser rejeitadas no primeiro momento, e mesmo nesta fase, procure dar devolutivas para os candidatos no processo, informando a não continuidade na seleção, e se possível, informando o motivo.

Para fazer essa separação, é necessário levar em conta uma série de fatores. O grau de conhecimento e as experiências na área são muito relevantes para qualquer empresa, mas é interessante levar em consideração também o contexto do seu negócio: qual é o ponto fraco que precisa ser fortalecido com um novo profissional? Pensar no equilíbrio do setor é essencial para tornar a sua equipe cada vez mais bem integrada e capaz de superar as metas estabelecidas.

Em etapas futuras, como na fase da entrevista, é importante também levar em consideração o perfil comportamental do candidato para que a dinâmica do time seja compatível.

Entender sobre plataformas digitais é um passo importante para tornar o seu trabalho cada vez mais dinâmico e assertivo. Esta é uma das grandes missões do Sebrae e está sendo colocada em prática através de conteúdos já publicados e por meio de consultorias personalizadas. Acesse o site ou entre em contato pelo 0800-570-0800 e entenda melhor como a parceria pode ser firmada.

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