Livretos de literatura de cordel da Lira Nordestina, editora brasileira especializada na produção de literatura de cordel (Foto: Mateus Monteiro/O POVO, em 16/06/2015)

A Academia Brasileira de Letras (ABL) e o Sebrae-CE agora são parceiros. O objetivo é preservar a produção da literatura de cordel, a partir de estudos, pesquisas, publicações e eventos. Na cerimônia de parceria estavam presentes o diretor do Sebrae Joaquim Cartaxo, o presidente da ABL, Merval Pereira, e o membro da Academia e artista, Gilberto Gil. A assinatura do protocolo ocorreu no último dia 20.

A literatura de cordel é um importante tesouro cultural e uma forma de expressão característica do Nordeste, tendo sido instituída como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018. Além disso, o gênero contribui para a geração de trabalho e renda no território, integrando a Economia Criativa da região Nordeste. 

Nesse sentido, a parceria procura incentivar essa economia, que abrange diferentes atividades e dialoga com o desenvolvimento sustentável. A preservação do patrimônio cultural também é uma preocupação do acordo. 

Para isso, a Academia e o Sebrae contribuem na ampliação do alcance e reconhecimento da literatura de cordel, a partir de iniciativas de capacitação, gestão, acesso ao mercado, inovação, estudos e pesquisas. Segundo o acadêmico Gilberto Gil, o cordel pode ser considerado um meio entre a oralidade e a escrita.

Por isso, para Merval Pereira e a ABL, “incluir formalmente o cordel na política cultural é fundamental”.

LEIA MAIS | LinkedIn: como utilizar a plataforma para fazer boas contratações online

Tagged in:
, , ,