Investimento no Ceará, geração de empregos e retenção de talentos são alguns dos benefícios do trabalho do Sebrae CE na expansão do ecossistema de inovação do Estado. Um exemplo de iniciativa é o Programa Sebrae Developers, que capacita empresas e indivíduos que desejam atuar com estúdios de jogos no Ceará. Todos os anos são abertas inscrições para o projeto, que é totalmente gratuito. Para mais informações, basta acessar o site oficial do Programa.
Sendo uma das etapas de um programa maior chamado Sebrae Games, o Sebrae Developers se caracteriza como uma trilha de formação para os participantes. O projeto apresenta uma série de capacitações, palestras, oficinas, workshops, eventos, mentorias com especialistas de mercado, atividades de integração para formar empresas competitivas e outras dinâmicas. O objetivo é que, ao final da trilha, o participante esteja apto para formar o próprio estúdio de jogo e colocar o negócio em prática.
As outras etapas do Sebrae Games envolvem a participação das empresas formadas anteriormente em eventos nacionais e internacionais da área, proporcionando encontros com investidores e representantes de associações. De acordo com o analista técnico da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae CE, Rodrigo Batista, já são mais de 30 estúdios de jogos formados pelo Programa, todos faturando com investimentos nacionais e internacionais.
O analista esclarece que tanto pessoas com conhecimento técnico do assunto quanto pessoas sem esse domínio podem participar, basta querer empreender na área de jogos. “Por mais que você não tenha ideia de jogo em si, você pode ser uma pessoa que tem uma expertise em marketing, vendas, finanças, contabilidade, e trabalhar em um estúdio de jogo”, indica.
Benefícios
Rodrigo destaca que investir em cases cearenses estimula e mostra a outras pessoas que é possível crescer no Ceará. Dessa forma, o indivíduo não precisa sair do Estado em busca de oportunidades, enriquecendo o ecossistema de inovação local e dinamizando a economia. Outra vantagem é que os contratos de jogos, comumente, são feitos em dólar, euro ou libra, moedas altamente valorizadas em relação ao real.
“Os negócios de inovação de tecnologia tem alto valor agregado. A gente está falando de um estúdio com cinco, seis pessoas, que faz um jogo cujo download pode ser feito em todo o mundo. Então pessoas de outros países podem baixar esse jogo e você consegue monetizar de uma forma muito escalável e muito rápida, com baixo investimento”, pontua o analista.
LEIA MAIS | Curso gratuito do Sebrae ensina a criar empresa de games