Projeto beneficia alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental com uma educação baseada em inovação (Foto: Divulgação)

O ano de 2022 foi de grande sucesso para o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae CE, que beneficia alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental com uma educação baseada em inovação. Totalizando 220 mil alunos capacitados pela iniciativa, o Projeto dobrou o número de municípios parceiros em relação a 2021, chegando a 66 cidades e 858 escolas. Os números representam uma cobertura de 35% do território cearense e cerca de 20% a 25% do total de estudantes matriculados no ensino fundamental do Estado na rede pública. 

O JEPP constitui uma das ações do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae e tem como intuito desenvolver a educação empreendedora no ensino formal, com foco na escola pública. O programa atende o ensino fundamental e busca desenvolver competências inovadoras nos jovens desde cedo, de modo a incentivar a formação de habilidades essenciais para a vida profissional. 

Só em Fortaleza, o JEPP atendeu a mais de 88 mil alunos da rede pública municipal este ano. A gestora do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae Ceará, Monica Arruda, aponta que essas metodologias ativas de aprendizagem trabalham o protagonismo do estudante. Assim, o jovem não estuda somente conteúdo, mas desenvolve, também, competências comportamentais. 

“Nós não sabemos em que esses jovens vão estar trabalhando. Então o empreendedorismo desenvolve competências como autonomia, inovação, criatividade, comprometimento, persistência, comunicação, capacidade de assumir riscos e visão de oportunidade, habilidades necessárias em qualquer área que esse jovem vá atuar no futuro”, destaca. 

Com o intuito de beneficiar cada vez mais o maior número possível de estudantes, a cada ano os esforços do Sebrae têm sido responsáveis pela expansão do projeto. Para 2023, segundo Monica, a expectativa é de ampliar em pelo menos 30% as parcerias atualmente estabelecidas. 

Como funciona o JEPP? 

Alunos passam por formações e toda a consultoria pedagógica oferecida pelo Sebrae (Foto: Divulgação)

Na capacitação, o Sebrae desenvolve metodologias para cada nível de ensino, além de material didático para aplicar junto ao estudante. Os professores responsáveis por transmitirem o conteúdo para os alunos passam por formações e toda a consultoria pedagógica oferecida pelo Sebrae.

O objetivo dessa preparação é contribuir para a inovação nas metodologias de aprendizado. Em 2022, 4.285 professores foram capacitados.

Também são realizadas feiras em todas as escolas participantes ao final do ano letivo, como uma maneira de avaliar a internalização dos conceitos da educação empreendedora pelos alunos. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. 

LEIA MAIS | Conheça o programa Agente Local de Inovação (ALI) e saiba como ganhar bolsa de até R$ 6.500 por mês