Uma jovem mulher negra, de cabelo crespo, preto e curto, faz contas em uma calculadora enquanto confere anotações em um caderno. Ela está em uma mesa de escritório e usa roupa social de cor cinza.

Madalena e Redenção foram as cidades premiadas com o Selo Diamante em projeto que estimula e apoia pequenos empreendedores (Foto: Freepik)

Duas Salas do Empreendedor do Ceará, das cidades de Madalena e Redenção, receberam o Selo Diamante, certificação máxima em atendimento concedida pelo Sebrae e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Ao todo, nove Salas em todo o Brasil foram agraciadas pelo Selo. Os vencedores foram escolhidos entre as 145 salas que receberam o selo na categoria Ouro.

As Salas do Empreendedor oferecem consultorias e capacitação para a abertura e administração de pequenos negócios. As outras sete premiadas estão nas cidades de Canhotinho (PE), Curitiba Pinheirinho (PR), Queimadas (PB), Cachoeiras de Macacu (RJ), Henrique Wanke Sênior de Indaial (SC), Maragogi (AL) e Cabedelo (PB).

O objetivo do Sebrae foi criar uma metodologia para reconhecer e valorizar o atendimento que é realizado pelas Salas de cada município. Este ano, 18 estados participaram do processo, e mais de 400 salas foram premiadas nas categorias bronze, prata e ouro. As Salas foram avaliadas em questões como qualidade de atendimento, eventos que são realizados na região e parcerias que a Prefeitura consegue realizar para oferecer conteúdos para os empreendedores. 

Analista técnico do Sebrae CE e responsável pelas Salas do Empreendedor do Estado, Alan Girão explica que o prêmio busca estreitar a relação entre o Sebrae e os municípios, permitindo que as equipes sejam cada vez mais capacitadas. 

“Normalmente, sempre quando se pensa em desenvolvimento territorial, imaginamos os grandes centros sendo protagonistas. Mesmo assim, os agentes das Sala fizeram a diferença num espaço que, teoricamente, não tem tanta inovação. Eles mostraram que uma pequena Sala é capaz de gerar um resultado muito grande para o município”, reflete.

Salas do Empreendedor

As Salas fazem parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae por todo o País. Geridas pelas Prefeituras, são agentes de transformação nos municípios, e têm como objetivo estimular o empreendedorismo e desenvolver o território. 

Elas reúnem diversos serviços, como: orientação básica, informações sobre formalização, alteração e baixa de empresas, planejamento e abertura de um novo negócio, gestão de empresa, informações sobre como participar de compras públicas, tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, capacitações e oficinas.

Atualmente, já são 2.875 salas, localizadas em todos os 26 estados e no Distrito Federal, correspondendo a 50% dos municípios brasileiros.

LEIA MAIS | Saiba como faturar mais em cursos rápidos e gratuitos com a qualidade do Sebrae