A foto mostra um artesão escupindo uma estátua de madeira em um estande cheio de outras esculturas. Ele usa boné, camisa vermelha, fones de ouvido e um crachá da Feira de Artesanato e Cultura do Ceará.

Artesão em estande na Feira de Artesanato e Cultura no Centro de Eventos de Fortaleza (Foto: Fernanda Barros/O POVO)

O artesanato é uma marca registrada do Ceará. Bolsas de palha, brincos de pena, redes, bordados, crochês, renda de bilro… seja como for, quem visita o Estado não consegue voltar de mãos vazias. O artesanato produzido no Ceará movimenta a economia do estado, principalmente no período de férias. Ele também gera emprego e renda para você, artesão, que coloca a “mão na massa” e trabalha diretamente na produção, além de promover a imagem cultural do Ceará no País.

Tanto pelo reconhecimento da qualidade e beleza dos trabalhos produzidos no Estado, em seus mais variados estilos e vertentes, quanto pela sua importância para a economia local, é cada vez maior o número de artesãos que estão percebendo a importância de se investir em qualificação. Mais do que nunca, o artesanato é sinônimo de empreendedorismo.

Não por acaso, o setor atualmente representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruno do Brasil (PIB), que movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano. É, portanto, um mercado em ampla expansão. E é justamente por isso que, para além do aspecto criativo, é importante que você pense em estratégias de negócio.

Se você é artesão ou pretende se tornar um, é necessário entender que conceitos como empreendedorismo, marketing, comunicação, finanças e até mesmo questões administrativas que, antes, pareciam tão distantes, vão começar a fazer parte da sua nova rotina. Com a crescente democratização do acesso à internet, você pode conseguir aumentar as suas vendas oferecendo seus artesanatos on-line.

Primeiro de tudo, você pode aprimorar seu trabalho e ter sucesso no seu negócio seguindo seu nicho de mercado. Uma vez que o nicho é definido, é importante que ele seja seguido. Sendo assim, você consegue se comunicar de forma mais eficaz com quem realmente importa: seu público-alvo.

Também é importante que seus preços estejam de acordo com o mercado. Valores acima do que realmente deve custar podem assustar possíveis clientes e afastá-los de uma possível compra. É necessário que você entenda sobre precificação e dê o valor ideal para as suas peças.

Usar a internet como ferramenta de vendas também é importante e pode te ajudar a lucrar ainda mais. Você pode anunciar seu negócio em redes sociais como Instagram e Facebook, que certamente terá um retorno positivo.

No Instagram, por exemplo, você encontra facilidades para divulgar fotos e vídeos e atrair novos clientes, já que o aplicativo está entre as redes sociais com mais usuários no mundo. Uma das funcionalidades do Instagram é o “Reels”. Nele, você pode divulgar vídeos mais demorados mostrando seu artesanato, os detalhes de cada peça e, caso queira, até mesmo o processo de produção do seu produto. Seu “Reels” pode viralizar e alcançar um público grande, além da possibilidade de aparecer na aba “Explorar”, onde pessoas que não seguem sua conta poderão ter acesso ao seu conteúdo e passar a acompanhar a sua página.

Uma outra possibilidade de aumentar as suas vendas é possuir um site no qual seu artesanato esteja disponível com as principais informações sobre ele. Também é importante manter um relacionamento humano com seus clientes, passando confiança e segurança para eles. Não é todo mundo que se sente 100% seguro comprando pela internet, então é necessário que você passe confiança aos seus clientes para que, assim, além de vender uma vez, mantenha o cliente próximo e feliz com a sua compra.

O Sebrae Ceará apoia o artesanato cearense e disponibiliza vários cursos e mentorias para quem quer adentrar ou crescer neste mercado. Acesse o site e descubra a infinidade de opções gratuitas. Você também pode falar com a Central de Atendimento pelo número 0800 570 0800 para obter mais informações.

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